Publicado em: 13/03/2015 00:00
Alimento rico em proteína, com alto valor energético e recheado de sustâncias benéficas ao equilíbrio de nosso organismo, o mel tem se tornado cada vez mais um importante complemento para a nossa alimentação.
O produto pode ser utilizado em diversas situações, como em ações terapêuticas, ou como açúcar. Em Irati, além da produção do mel retirado através do néctar das flores de abelhas com ferrão, uma nova variedade do mantimento começa a ser produzida. Dos dias 3 a 6 de março, a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança alimentar realizou em parceria com o SENAR, no Acampamento Mario Lago um curso de Abelhas Sem Ferrão (meliponicultura) para produtores do município, com o objetivo de incentivar a produção na cidade.
O curso faz parte de um projeto de capacitação dos produtores que está sendo desenvolvido pela secretaria de agricultura. O Diretor do Departamento de Agroecologia e Agricultura Familiar, Marcelo Campello explica um pouco sobre o evento. Este é um projeto complexo que trabalha com apicultura e melipolicultura, e tem o objetivo de capacitar os agricultores familiares na criação de abelha com ferrão e sem ferrão, para diversificação da propriedade, para incentivar a produção do mel, preservação da natureza, produção do sub-produto (própolis, polém), e também para favorecer na polinização da lavoura, seja de feijão, milho, pomar, horta a abelha ajuda também a aumentar a produção de outras lavouras, relata Marcelo.
O mel produzido por abelhas sem ferrão, contém diferentes propriedades do mel convencional. Dentre elas, podemos destacar a ausência de sacarose. O instrutor do SENAR, Joel Almeida Schmidt, explica sobre a produção desse alimento. Essa é uma atividade nova como técnica, mas é uma das mais antigas do Brasil. A abelha sem ferrão sempre existiu no país, mas a produção era deixada de lado por sua quantidade pequena de mel em relação aos outros insetos, porém com as novas técnicas a produção desse mel aumentou consideravelmente e estamos incentivando a prática para nossos produtores. Esse mel é mais indicado para crianças, idosos, pessoas enfermas e é o produto ideal para consumo nesses casos, relata Joel.
Os participantes do curso, relatam que as aulas estão sendo um importante aprendizado para poder realizar uma nova prática de cultivo do mel. A agricultora Doraci Batista Ferraz, faz a avaliação dos ensinamentos apresentados. ?? muito importante, pois aprendemos a criar a abelha de uma maneira diferente e é um mel puro que é remédio e é um grande desenvolvimento para o nosso município. Essa técnica eu não conhecia, apenas sabia que existia a abelha sem ferrão, mas nunca tinha tido um contato direto com elas. Esse mel é uma delícia, tomar um copo desse aí nos traz diversos benefícios pelas propriedades que ele tem, conclui Doraci.
Augusto Travensolli
Secom Prefeitura de Irati