Publicado em: 16/03/2015 00:00
O município de Irati é conhecido pelas suas belezas naturais espalhadas por toda sua extensão territorial, a cidade que tem a maior imagem de Nossa Senhora das Graças do Mundo e detentora de uma rica história, tem também uma grande extensão recheada de atrações para todos. Dentre elas, podemos destacar as cachoeiras do Itapará, Pinho de Baixo, dentre outras, porém para que se chegue a esses locais a Prefeitura Municipal, necessita de um grande trabalho de conservação de estradas rurais.
Irati tem em seu domínio territorial, 77 comunidades espalhadas pelo interior, com uma extensão de 961,99km², sendo que toda a área do município soma-se em 999,51 Km². Segundo o Censo de 2010, a população residente no interior chega a mais de 20% do total de habitantes. Para atender a todos esses moradores, a administração municipal, através da Secretaria de Viação e Serviços Rurais, necessita de um trabalho incansável, contendo diversas máquinas e funcionários habilitados para realizar o serviço.
Atualmente, o Secretário de Viação e Serviços Rurais, Gerônimo Bianco, realiza a manutenção das estradas com 16 máquinas e 25 funcionários. Hoje trabalhamos em um pequeno número de pessoal para atendermos todo o nosso interior. Além disso, a área rural de Irati, corresponde a 96% de toda a nossa extensão e queremos atender a essas mais de 11 mil pessoas que habitam em nosso interior, sabemos das dificuldades e das necessidades da manutenção de nossas estradas e aos poucos vamos realizando todos os serviços necessários para recuperarmos as nossas vias, relata Bianco.
Projetos 2015
Nesta quinta-feira, 12, foi realizada uma reunião no Sindicato Patronal, onde foi apresentado um balanço das atividades da administração municipal em 2013 e 2014, além disso foi também apresentado aos agricultores os projetos dos próximos anos para melhorar ainda mais o atendimento das estradas rurais municipais.
Nos últimos dois anos, o valor executado para a manutenção dessas estradas chegou a aproximadamente R$6 milhões. Para 2015, há o projeto para a implantação de mais dois sub-pátios, que descentralizaram o atendimento do pátio central. O Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, explica a importância desses atendimentos. Queremos implantar ainda esse ano mais dois sub-pátios, que são o de Guamirim e o do Cerro da Ponte Alta, descentralizando assim todo o atendimento que é feito em nosso pátio. Com esses novos locais, trabalharemos com 22 máquinas, entre caminhões, motoniveladoras, retroescavadeiras e rolos compactadores. Com isso melhoraremos o nosso atendimento, realizando cada vez mais os serviços necessários para a manutenção desses locais, explica Odilon.
Augusto Travensolli
Secom Prefeitura de Irati