Semana de Combate á Violência tem diversas atividades

Publicado em: 16/05/2012 00:00

Desde segunda-feira, dia 14, está acontecendo a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizada pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Irati. Diversas atividades marcam o envolvimento de estabelecimentos de ensino, comércio, empresas, setor cultural e órgãos públicos no debate, que prossegue até sexta-feira, dia 18. Nas escolas municipais ocorre a Semana de Brincar e Fazer o Bem envolvendo diversas atividades educativas e de recreação para as crianças. Nas escolas estaduais o trabalho tem o tema Doe Sua Voz e estimula a denúncia nos casos de constatação de violência contra crianças ou adolescentes. O comércio recebeu material informativo sobre o combate à violência e decorou suas vitrines com a marca da campanha, que é o desenho de uma flor. Ainda dentre as atividades da semana, há ações realizadas pelo projeto Vivendo nos Bairros e distribuição de panfletos pela Concessionária de Rodovias Caminhos do Paraná. Entre os dias 16 e 18, a Unicentro e o curso de psicologia realizam debates sobre o combate à violência contra a infância e adolescência e sobre a luta anti-manicomial. Caminhada e festival No dia 18, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, haverá caminhada pela paz e festival de música. Os eventos estão sendo organizados pela Secretaria de Bem Estar Social e pelo Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), com apoio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Unicentro. A caminhada pela paz será a partir das 14h, com saída em frente à Igreja São Miguel e participação de várias entidades. O festival de música tem o título Faça Bonito- Cante em Favor da Paz! e ocorrerá no Ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon, a partir das 18 horas, quando também acontece a abertura dos Jogos Escolares coordenados pela Secretaria Municipal de Esportes. Na ocasião haverá ainda o lançamento do Mascote da Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente do Município de Irati.