25 Rodeio de Irati será entre os dias 13 e 15 de julho

Publicado em: 17/05/2012 00:00

Nos dias 13, 14 e 15 de julho acontece no Centro de Tradições Willy Laars o 25º Rodeio de Integração Cidade de Irati, evento este, que faz parte da programação alusiva ao 105º aniversário de Emancipação Política do Município de Irati. A tradição do rodeio, as boas premiações e a volta este ano de Irati ao circuito estadual das provas artísticas devem atrair um público ainda maior que no último ano. A equipe organizadora vem trabalhando a todo vapor nas instalações do CT e também na definição da programação dos três dias do Rodeio. Programação campeira  Sexta-feira Dia 13 14h Laço troféu cidade de Irati Categoria Equipe para todos os CTGs de Irati. Premiação Troféu Cidade de Irati 1º, 2º e 3º lugares. 15h Abertura de Inscrições para a vaca gorda (laço individual) Inscrição R$ 250 (6 e 4 armadas) Premiação: uma moto 0 km e um carro 0 km. Sábado Dia 14 7h Alvorada campeira. 7h15 Abertura da secretaria para inscrições. 8h Início das provas de laço. 9h Hasteamento das bandeiras e pronunciamento das autoridades. 15h Início do laço vaca parada prendinha, piazinho e piazito. 15h - Gineteada Pista 2 Domingo Dia 15 6h Alvorada Campeira. 7h Reinício das Armadas oficiais do Rodeio. 10h Oração Campeira (pista de laço). 12h Entrega da Premiação Laço Individual um carro 0km e uma moto 0km. 14h Início do laço vaca parada prendinha, piazinho e piazito Local: Cobertura de lona. 14h Prova de rédeas Desafio e cronômetro Pista 2. 16h Gineteada Pista 2. 17h Disputa das Armadas Oficiais do Rodeio. 18h Entrega da premiação Bailes Os tradicionais bailes do Rodeio de Irati iniciam na sexta-feira, dia 13 às 23h com o Baile dos Patrões que terá a animação de Bacudo e Grupo Sinuelo Pampeano. O traje é pilchado ou esporte fino. Venda de mesas pelo telefone (42) 9965 7773, com Elaine Souza. No sábado, dia 14 às 23h, acontece o Baile de Rodeio, a animação é por conta de Walter Morais. E no domingo, dia 15 às 18h30 ocorre a Domingueira que terá como atração o grupo Os Mateadores. Os dois bailes e a domingueira acontecem no Galpão do CT Willy Laars. Provas artísticas de rodeio Este ano, Irati volta a sediar as provas oficiais no circuito estadual. A programação ainda está sendo definida, mas estão previstas para ocorrer no sábado as disputas individuais, que consistem nas provas de declamação, causos de galpão, trova, gaita, intérprete solista e chula. No domingo, a competição deve ser de danças tradicionais. O secretário de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos, Rafael Ruteski, salienta que a Prefeitura Municipal está fazendo todos os esforços necessários para atender as exigências do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), para a realização das competições. ?? uma honra para o Município de Irati voltar a sediar o circuito oficial das provas artísticas de rodeio. Sabemos a importância para o fomento da cultura e o desenvolvimento do tradicionalismo que o evento proporciona, afirma Ruteski. Camping Serão disponibilizadas áreas aos interessados em acampar durante os três dias do 25º Rodeio de Irati. Para obter informações sobre estes espaços, o contato pode ser feito através do telefone 42 9912-9940. Preparativos e reformas Devido ao forte temporal que ocorreu em dezembro de 2011, algumas partes da estruturas do Centro de Tradições Willy Laars foram danificadas e vem recebendo, reparos e melhorias para que todas as instalações estejam adequadas para receber o público do 25º Rodeio de Irati. Com uma área total de 108.086 m², que abriga diversas estruturas, os trabalhos veem se concentrando na recuperação e manutenção de todo CT. No momento, uma equipe de trabalho está realizando o conserto e a manutenção das cercas, telhados, galpões de bailes, revisão na parte elétrica, entre outros.