Publicado em: 22/05/2012 00:00
A Campanha de vacinação nacional contra a gripe termina nesta sexta-feira, dia 25. Devem ser imunizados: crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer fase da gravidez, idosos a partir dos 60 anos e trabalhadores de saúde.
A meta estipulada é que 80% da população alvo seja vacinada. Na semana que encerra a campanha, o Município de Irati atingiu até o dia 18, 42,74% de imunização do grupo. O índice nacional de vacinação divulgado nesta segunda-feira (21) também é baixo, apenas 44, 87% do público alvo procurou as unidades de saúde.
A enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica, Andreia Fernanda da Silva, ressalta que a vacinação contra a gripe somente será realizada até sexta-feira, dia 25, e não será prorrogada depois desse prazo. ?? uma vacina segura, constituída por vírus inativados, por isso não causa a doença. A vacina é para prevenir e ajudar no combate da doença, afirma Andreia.
A vacina imuniza contra os três vírus influenza mais circulantes no país: influenza A (H3N2) - sazonal, influenza A (H1N1) e influenza tipo B.
O autônomo, José L. Padilha, tem 64 anos e desde os 58 toma a vacina todo ano durante a campanha. Tenho bronquite e desde que comecei a tomar a vacina meu organismo fica mais forte contra a doença, conta Padilha.
Locais de vacinação
A vacinação contra a gripe ocorre em todas as unidades de saúde com sala de vacina durante toda essa semana, das 8h às 18h. Os locais de vacinação são: Secretaria de Saúde, Engenheiro Gutierrez, Lagoa, Vila São João, Riozinho, Rio Bonito, Pirapó, Rio do Couro, Cerro da Ponte Alta, Gonçalves Junior, Guamirim, Ademar Viera de Araújo, Caratuva, Faxinal dos Neves, Itapará e Palmital.
As pessoas que estiverem adoentadas e impossibilitadas de ir até uma unidade de vacinação, devem agendar a visita e imunização na unidade de saúde mais próxima.
Gripe ainda mata
De acordo com o Informe Semanal nº 13 do Centro de Informações e Respostas Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), este ano já foram registrados 14 casos de influenza A (H1N1) no estado do Paraná, e dois deles evoluíram para a morte do paciente.
No primeiro, o paciente estava em São Luis (MA) e apresentou os primeiros sintomas em 17 de janeiro. Ele veio a Curitiba e, de acordo com a equipe médica, apresentou febre, tosse, dispnéia, dor torácica e taquicardia. Foi hospitalizado e morreu dia 21 daquele mês. O segundo caso é um homem, de 41 anos, morador de Astorga. Ele apresentou sintomas em 12 de março e morreu quatro dias depois.
Como prevenir
Higienize as mãos frequentemente utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;
Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;
Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);
Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;
Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;
Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;
Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;
Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado.