Armazém Solidário de Irati inaugura em 05 de junho

Publicado em: 22/05/2012 00:00

No próximo dia 5 de junho, acontecerá a inauguração do Armazém Solidário de Irati, um novo espaço regional estruturado especificamente para a comercialização de alimentos agroecológicos. Localizado na Vila São João, o Armazém Solidário vai funcionar em prédio com 214,53 m2 de área construída, disponibilizando modernos equipamentos para processamento de frutas, verduras, legumes e grãos. O armazém deverá beneficiar cerca de 120 famílias do Território Centro Sul que cultivam este tipo de alimento. A cerimônia está marcada para as 15h do dia 5 de junho (terça-feira), na sede das instalações, situada à Rua Espírito Santo, 255, na Vila São João. São parceiros na concretização do projeto a Prefeitura de Irati, o Instituto Equipe de Educadores Populares, a Associação dos Grupos de Agricultura Ecológica São Francisco de Assis, o Conselho Gestor do Território Centro-Sul que agrega a SEAB/EMATER - e a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Paraná, que responde pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Convênio Com MDA A construção do Armazém Solidário e a compra de equipamentos que permitirão seu completo funcionamento foram viabilizadas através de convênio entre o Município de Irati e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O investimento total no projeto, considerando o repasse do MDA e a contrapartida municipal, é da ordem de R$ 243 mil. Será um local de referência na venda dos alimentos agroecológicos certificados, defende Gelson Luiz de Paula, articulador de Agroecologia do Instituto Equipe de Educadores Populares. Ele comenta que hoje há pouca quantidade destes produtos no mercado, com preços elevados. A idéia é tornar os alimentos agroecológicos mais acessíveis e mais baratos para garantir a segurança alimentar, afirma Gelson. Segundo ele, o Instituto Equipe e a Associação dos Grupos de Agricultura Ecológica São Francisco de Assis trabalharam em conjunto para definir as normas de funcionamento do Armazém, através da organização de reuniões com os produtores rurais. Estrutura Para viabilizar a venda de produtos agroecológicos embalados, in natura ou processados, diversos equipamentos adquiridos através do convênio entre o Município e o MDA fazem parte das instalações do Armazém Solidário. De acordo com Gelson Luiz de Paula está sendo adequada a logística que permitirá o funcionamento dos equipamentos de processamento dos alimentos agroecológicos. Os equipamentos disponíveis são: duas balanças eletrônicas com capacidade mínima de 15 kg, uma delas com tecla de impressão de etiqueta; uma balança mecânica com capacidade mínima de 200 kg; duas seladoras a vácuo com bico de sucção central, sensor para líquidos e temperatura, mesa para embalagem de até 3 kg de produtos; seladora com bobina de até 500m; dois descascadores de legumes com capacidade mínima de 10kg; processador com capacidade de produção mínima de 150 kg/h; carrinho para transporte de caixas plásticas com capacidade mínima de 250 kg; três notebooks; duas impressoras laser com copiadora; 30 cadeiras em polipropileno; duas mesas e dois armários em madeira; balcão refrigerado com controle de temperatura por termostato; freezer com dupla função: freezer e refrigerador de no mínimo 500 litros; e mesa com tampo inox, com prateleira gradeada de aço inox.