Publicado em: 13/05/2015 00:00
Teve início nesta quarta-feira, 13, a edição 2015 da Feira Iratiense Estudantil do Livro (FIEL). Durante os três dias de evento (13, 14 e 15), os visitantes poderão assistir filmes, palestras, apresentações artísticas e culturais, oficinas, e é claro comprar livros.
A abertura oficial aconteceu no Cine Café Italiano, com a presença de representantes dos parceiros que auxiliaram a Administração Municipal, através da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado ??tnico e da Educação para realizar este evento.
O grande objetivo da Fiel é despertar novos leitores, propiciando obras literárias para os amantes da literatura. A expectativa para este ano é ultrapassar o número de visitantes da edição anterior que reuniu mais de três mil pessoas. O Prefeito de Irati, Odilon Burgath fala da importância do evento, e os benefícios que traz a população o hábito da leitura. Nesta edição temos a alegria de podermos realizar a Feira Iratiense Estudantil do Livro em um espaço aberto no coração de nossa cidade, nós pudemos acompanhar a grande participação do público em 2013 e 2014 com mais de 2.000 pessoas em cada edição e agora neste ano temos a satisfação de realizar a FIEL aqui em um espaço aberto. Portanto no dia de hoje inauguramos com um grande evento a Rua da Cidadania, com um espaço para leitura que está muito bem representada nessa feira, diz Odilon.
Cada detalhe da programação foi escolhido com o auxílio de todos os parceiros. De acordo com a Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado ??tnico, Claudete Basen, hoje a Fiel está retornando ao seu espaço de origem, um espaço público a Rua da Cidadania, relata Claudete.
Além da organização da Fiel por parte da Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado ??tnico e da Secretaria Municipal de Educação, são parceiros: Núcleo Regional de Educação; Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (Alacs); Fundação Denise Stoklos; Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Cine Café Italiano.
Secom Prefeitura de Irati