Publicado em: 26/05/2015 00:00
Para muitos, domingo é o dia da semana onde o descanso prevalece. Dormir até tarde, reunir- se com parentes e almoçar fora do horário, seriam fatores normais para um domingo como qualquer outro.
Para cerca de 140 pessoas, o último domingo, 24, saiu da mesmice e foi repleto de esporte, aventura, lindas paisagens e muitos, mas muitos quilômetros pedalados na 5ª edição do Cicloturismo, que desta vez teve como cenário as belezas naturais do Pinho de Baixo.
Desde as primeiras horas do dia o tempo não poderia ser melhor. O sol mesmo timidamente apareceu, a temperatura muito agradável e sem chuva, proporcionaram aos ciclistas que saíram da Colina Nossa Senhora das Graças um dia inesquecível.
A primeira parada dos ciclistas foi na Casa Dei Nonni museu que retrata a colonização italiana em Irati, principalmente no Pinho de Baixo onde foi servido café da manhã para os participantes. Logo em seguida, após 7 km desde a saída, os cicloturistas chegaram literalmente no ponto alto da rota, a Cachoeira do Pinho de Baixo.
Com aproximadamente 27 metros de altura, a Cachoeira do Pinho foi um atrativo que proporcionou várias atividades aos participantes, como a visita na cachoeira através de uma trilha no meio da mata e o rapel, onde foi feito demonstração do esporte por pessoas com experiência.
Para o descanso dos ciclistas, a parada da vez foi na Capela São Sebastião, onde foi servido um delicioso almoço italiano, pelo Grupo Folclórico Italiano Chiaro di Luna. Após o almoço, todos puderam visitar a Vinícola artesanal do Bepe, conhecendo o processo de fabricação de vinhos e antes do retorno para Irati, todos visitaram a Cachoeira da Serraria. Foram 27km de pura emoção e adrenalina. Presente na rota, o Prefeito de Irati, Odilon Burgath avalia de forma positiva o evento. Além dos iratienses, pessoal de Ponta Grossa, Guarapuava, Curitiba, São Mateus do sul, vieram participar e com toda certeza levaram uma boa impressão. Em conversa com algumas delas, várias vieram pela primeira vez e outras que estão voltando a participar e neste momento que vivemos onde precisamos usar menos o carro, combater o sedentarismo, tudo isso cativa o pessoal que vem para o cicloturismo, que a cada edição se consolida cada vez mais em Irati, diz.
Um dos participantes desta edição, Ico Andreassa relata a experiência da primeira participação no cicloturismo. ?? meu primeiro passeio ciclístico e estou achando maravilhoso, inclusive é a primeira vez que visito a cachoeira. Estou com toda minha família, o almoço italiano estava delicioso, então está tudo maravilhoso, parabéns a nossa administração por proporcionar um evento tão bom como este, comenta.
A cada edição que passa, o Cicloturismo vem aumentando significativamente seus participantes. Os amantes do ciclismo, mais uma vez surpreenderam preenchendo todas as vagas disponíveis, superando as expectativas. O Diretor de Departamento do Turismo da Prefeitura Municipal de Irati, José Basílio Salomão, conta um pouco sobre esta edição. Para uma rota do Cicloturismo dar certo é necessária organização da equipe envolvida, paisagens cênicas ricas em belezas naturais e culturais, receptividade da comunidade local e bom tempo, sem chuvas. Nesta rota houve todos os fatores e com grande procura pelos participantes podemos dizer que foi um domingo perfeito e podemos dizer que cada vez mais nossas paisagens estão circulando pela mídia e redes sociais aumentando a cada edição a procura para conhecer Irati, conta Basílio.
César Jr.
Secom Prefeitura Municipal de Irati