Publicado em: 19/06/2015 00:00
No final de maio o Executivo Municipal enviou ao Legislativo, os Projetos de Lei nº 055/2015 e o Projeto de Lei nº 056/2015, referentes ao Plano Municipal de Educação e eleições diretas para diretores das escolas municipais do município. No decorrer deste mês de julho, os dois PL foram aprovados pelos vereadores, e sancionada hoje, 19, pelo Prefeito de Irati Odilon Burgath.
O Projeto de Lei nº 055/2015, tinha como proposta a eleição direta para as Escolas da Rede Municipal de Irati, sendo assim, nas instituições que atendem no mínimo 50 alunos será realizada votação para diretores. A Direção das Unidades de Ensino da Rede Municipal será exercida pelo Diretor escolhido entre candidatos previamente registrados, com a função de coordenar o processo político-pedagógico-administrativo de acordo com o que determina a Secretaria Municipal de Educação. A Secretária Municipal de Educação Claudia Maria Petchak Zanlorenzi fala sobre esta Lei. Esta lei é uma proposta do plano de governo do Prefeito Odilon e a eleição para diretores é um marco histórico para a educação iratiense, pois tanto a comunidade escolar como os pais poderão escolher o diretor que fará a gestão da escola durante 3 anos, ou seja, as pessoas mais certas e indicadas para opinar e escolher o gestor ideal, uma vez que participam ativamente da vida escolar. A educação de Irati dá mais um passo para a qualidade da educação do município. Com o sancionamento desta lei, a secretaria municipal de educação irá iniciar as ações para o que o pleito seja realizado este ano e o gestor assuma em janeiro de 2016, relata Claudia.
A outra proposta aprovada foi o Projeto de Lei nº 056/2015, relacionada com o Plano Municipal de Educação. A Secretária Claudia explica sobre o Plano. Com esta aprovação, as escolas da rede municipal de ensino em articulação com a rede estadual e privada que compõem o Sistema Estadual de Ensino, e também as modalidades de educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, deverão organizar seus planejamentos e desenvolver suas ações educativas com base no Plano Municipal de Educação. Este projeto foi iniciado em maio de 2014 e teve a colaboração e participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação, dos vereadores, representantes das escolas, da Prefeitura, da Secretaria do Estado, do Conselho Municipal de Educação e demais conselhos, das universidades e dos setores da sociedade do município, finaliza Claudia.
Secom Prefeitura de Irati