Estar atento às
questões de mobilidade urbana é um dos grandes desafios da sociedade
atualmente. O crescimento da frota de veículos nos últimos anos no país é
visível. Somente Irati, possui uma frota de 28117 veículos, sendo que a
mobilidade do município é dividida da seguinte forma 66,4% automóveis; 17,9%
motocicletas; 9,2% caminhonetes; 5,6% caminhões; 0,5 ônibus; 0,4%
micro-ônibus.
Com o objetivo de
melhorar a mobilidade urbana do município, foi apresentado na noite da ultima
quinta-feira, 23, em Audiência Pública realizado no Centro Administrativo
Municipal, o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana elaborada pela
empresa Logintrans – Logística, Engenharia e Transportes Ltda.
A Lei de Mobilidade
Urbana determina que todas as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes
possuam o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que estabelece quais políticas
publicas serão adotadas pelas prefeituras para melhorar os serviços de transporte
público coletivo, a infraestrutura e acessibilidade dos cidadãos.
Este Plano Diretor de
Transporte e Mobilidade Urbana tem vista ao desenvolvimento de estudo e
diagnóstico dos aspectos institucionais, organizacionais e financeiros que
compreendem ao planejamento e gestão dos serviços de Transporte Público do
Município, bem como do Sistema de Transporte escolar e o sistema viário e
trânsito. O Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, analisa que esse
projeto tem também a intenção da criação de novos acessos no trânsito da
cidade. “Esta apresentação teve a preocupação de mostrar um direcionamento em
que este plano vai contribuir como um verdadeiro legado para a cidade de Irati.
Pois a intenção é melhorar as condições de trânsito e otimizar as linhas do
transporte coletivo, verificando os veículos adequados para o transporte em
linhas de menor demanda, como por exemplo a utilização de micro-ônibus.
Encurtar também trajetos tendo um ponto de integração para distribuição de
linhas para transporte coletivo. Além disso, temos a intenção da otimização dos
recursos utilizados com o transporte escolar, bem como soluções viárias da
cidade de Irati para facilitar o acesso dos bairros ao
centro e vice-versa, caminhos para instituições que a demanda de tráfego é
muito grande como a Unicentro e buscar alternativas para desafogar o tráfego na
153. Esse projeto traz discussões da utilização de mão dupla e de mão única em
algumas vias de nossa cidade para que o bom fluxo do trânsito de Irati
aconteça. Portanto todas essas soluções estão contempladas em um verdadeiro
presente para Irati que é o Plano de Mobilidade Urbana”, relata Odilon.
Confira
as propostas apontadas pela Logintras visando melhorar a mobilidade urbana do
município
Mudanças
nas vias – proposta de mudança em três importantes vias da
cidade: Eliminação da rotatória na confluência entre as ruas 19 de Dezembro e
XV de Novembro; Retorno do sentido duplo na Rua Alfredo Bufren e retirada do
estacionamento de um dos lados da via; Retorno do sentido duplo nas Ruas
Trajano Grácia e 19 de Dezembro.
Novas
alternativas de acesso – estruturação da Rua Alexandre
Paveslki, tornando uma alternativa de acesso do centro do município à BR- 153;
Criar um caminho de acesso à Unicentro sem a utilização da BR- 153; Criar uma
nova rota de acesso ao Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Calçadas
– Melhoramento e implantação de rampas para portadores de necessidades
especiais em todas as calçadas; Promover ações para a implementação de
calçaadas em vias pavimentadas.
Transporte
Público – Elaboração de percursos mais objetivos; oferecer
as linhas existentes com mais frequência; linha Unicentro atender a Vila Raquel
na volta para o centro da cidade; linhas Lagoa e Alto da Lagoa devem fazer um
percurso mais rápido até o centro.
Ciclovias
–
Implantação de mais trajetos cicloviários na cidade.
Próximos
passos
A Prefeitura agora
estudará as propostas e decidirá quais serão aceitas. Sendo assim o Executivo
deverá encaminhar as diretrizes do Plano para o Legislativo Municipal, antes de
realizar qualquer mudança.