Três novos CMEIs serão construídos em Irati

Publicado em: 18/06/2012 00:00

O Município de Irati deverá começar em breve a construção de três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que, juntos, irão ofertar 240 novas vagas. As unidades ficarão localizadas no Bairro Rio Bonito, no Bairro Dallegrave e na Vila São João. Os CMEIs fazem parte do programa do Governo Federal, ProInfância/PAC2. A primeira parcela do recurso já foi liberada, o Município aguarda agora a liberação do termo de convênio para licitar as obras. O termo de compromisso foi assinado no último dia 14 de maio em Brasília, pelo prefeito Sergio Stoklos. "A procura por vagas de educação infantil é uma demanda crescente em Irati, essas três novas unidades irão contribuir para que o Município consiga atender essa necessidade. São investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões", afirma Stoklos. Hoje, Irati atende 950 crianças na Educação Infantil em 12 CMEIs e oito escolas. A secretária municipal de Educação, Zenilda Alice Stroparo, comenta a importância de trabalhar com a criança desde a educação infantil em todos os aspectos de seu desenvolvimento. "?? na primeira infância que ela precisa dessa base no seu aprendizado. Sabe-se atualmente a importância dos investimentos nas práticas pedagógicas e educacionais desde o berçário", ressalta Zenilda. CMEIs Os três novos CMEIs foram indicados em locais que tiveram um expressivo crescimento geográfico nos últimos anos. Duas creches terão capacidade de atendimento para 60 crianças cada e a outra para 120 crianças, totalizando 240 novas vagas em Educação Infantil em período integral. "Atualmente as necessidades vão além de as mães apenas precisarem de um lugar para deixar os filhos para poderem trabalhar. ?? preciso mais, é preciso que se tenha uma proposta pedagógica, é preciso que as crianças desde o colo já recebam o carinho e as instruções necessárias para o aprendizado", reforça Stoklos. Zenilda fala sobre a deliberação 02/2005 que trata do número de alunos em sala de aula na educação infantil. "Além de respeitar essa indicação sobre o número de alunos por professor de acordo com a idade e série, em Irati temos em cada sala, auxiliares que ajudam o professor na execução de seus trabalhos", destaca. Novo espaço Está em fase conclusiva a obra do novo CMEI Leopoldina Chudek que está sendo construído no Bairro Canisianas. Com cerca de 90% das obras concluídas, o novo espaço irá disponibilizar 120 novas vagas de educação infantil em período integral. "Temos uma preocupação constante com a educação ofertada em Irati, procuramos melhorar os espaços e proporcionar um ambiente mais adequado e propício, que colabore para o desenvolvimento infantil e que garanta tranquilidade aos pais", salienta Stoklos. Segundo a secretária municipal de Educação, o CMEI Leopoldina Chudek já tem definido a proposta pedagógica e o regimento interno. "Estamos aguardando parecer de convênio com o Ministério da Educação que é destinado a compra de todo o mobiliário e dos equipamentos necessários para o funcionamento do novo CMEI", explica Zenilda. Ela menciona ainda que há número suficiente de profissionais concursados para atender essa demanda na educação infantil. Educação Infantil O Município de Irati tem investido muito nos últimos anos em Educação Infantil. Para isso uma série de transformações no âmbito educacional ocorreram. Em 2007, os CMEIs passaram da responsabilidade da Secretaria do Bem Estar Social para a Secretaria de Educação. Em 2008, sob a lei 2.806, os 24 monitores das instituições foram incluídos no Plano de Carreira do Magistério, com a nova denominação de professor de Educação Infantil, integrandos ao quadro do Magistério Municipal. Com tabela específica no Plano de Carreira, de acordo com a formação, o aumento salarial foi de 54%. Hoje o Município conta com 86 professores de Educação Infantil. Este ano a partir da lei do Executivo Municipal 093/2012 houve um incremento de 190% na remuneração destes profissionais, chegando ao piso nacional que é de R$ 1.451,00 para professores de 40 horas. Zenilda destaca que desde 2007 diversas transformações positivas contribuíram para a melhora do ensino infantil no Município. "Aumentamos em 50% a oferta de vagas para os alunos e o número de professores cresceu 258%", expõe a secretária. Ela ainda observa que todos os CMEIs do Município estão incluídos nas políticas educacionais da Secretaria Municipal de Educação, com proposta pedagógica e planejamentos. Os alunos dos Jardins I, II e III recebem o livro didático-pedagógico adquirido com recursos próprios da Secretaria de Educação. "Acreditamos que o princípio de toda e qualquer mudança se faz pela educação. Por isso, o Município em parceria com o Governo Federal e Estadual, busca alternativas e novos investimentos que possam contribuir para o pleno desenvolvimento educacional, desde as primeiras séries até a universidade", salienta Stoklos.