Cerimônia Cívica marca 105 anos de Irati

Publicado em: 16/07/2012 00:00

Breve Cerimônia Cívica marcou na manhã deste dia 15, os 105 anos de emancipação política do município de Irati, na Praça da Bandeira. O ato oficial teve início às 9h, com hasteamento do pavilhão nacional, execução do Hino Nacional Brasileiro, da Canção do Centenário e Hino de Irati. Em seguida, o professor e historiador José Maria Orreda fez uma crônica da história da Praça da Bandeira, que recebeu a primeira edificação da Igreja Nossa Senhora da Luz. Também relatou alguns dos fatos que sucederam a este marco, abordando a importância do respeito à história, ao Município e ao País. O prefeito Sergio Stoklos falou sobre a data de 105 anos e sobre o civismo. Enalteceu a presença das pessoas na cerimônia cívica e comentou que se Irati vive hoje esta realidade histórica e social, isto se deve ao civismo dos pioneiros e que Irati tem civicamente quase o dobro da sua idade oficial, pois o trabalho dos articuladores pelo surgimento do Município começou muito antes. Stoklos também fez uma reverência ao trabalho do professor Orreda ao qual caracterizou de um civismo universal. Ao encerrar suas palavras, o prefeito conclamou os presentes a continuarem trabalhando por Irati, a investirem e acreditarem no Município, nos seus potenciais e cidadãos, para que o atual ritmo de crescimento e prosperidade seja mantido. Participaram do Ato Cívico o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, secretários municipais, vereadores, o Grupo de Escoteiros Pérola do Sul, a Guarda Mirim, empresários e representantes da comunidade iratiense.