Projeto EcoTroca já atendeu 500 famílias em Irati

 

Publicado em: 04/02/2016 13:48

Whatsapp

 

Desde seu lançamento em setembro de 2015, o Projeto EcoTroca, da Prefeitura de Irati, vem colhendo frutos e alcançando o objetivo de fazer da cidade um ambiente mais limpo e saudável, através da troca de material reciclável por alimentos da agricultura familiar do município. Até agora, o projeto já chegou a três bairros – Pedreira, Fragatas e Vila Raquel. O próximo novo local atendido será a Vila Nova a partir de março.

Nestes meses de funcionamento do projeto já foram recolhidas cerca de 10 toneladas de material reciclável, e distribuídos aproximadamente 4 toneladas de alimentos, envolvendo mais de 500 famílias dos bairros atendidos. O diretor do departamento de agroecologia da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Marcelo Campello, explica que mais bairros serão atendidos até o final do ano, tendo como meta dobrar o numero de famílias atendidas. “Estamos realizando um estudo para ver como faremos a expansão do projeto. Nosso objetivo é atender mais quatro bairros, e atingir mil famílias até o final do ano. Pedimos que os moradores dos bairros que querem participar do projeto, venham até a Secretaria de Agricultura conversar conosco para possível inclusão do bairro dentro do EcoTroca”, conta Marcelo

Segundo Marcelo, a receptividade entre os moradores e a equipe da prefeitura, cooperativa e agricultores é muito grande. “O cidadão é o principal parceiro das entidades envolvidas no projeto – Prefeitura, Cooperativa de recicláveis e agricultores, assim como do meio ambiente, sendo um colaborador da manutenção da limpeza da cidade. A relação entre todos é muito interessante, fazendo com que o dia da troca pareça uma feira, com os agricultores colocando seus produtos em bancada, e proporcionando ao morador um ambiente acolhedor”, finaliza Marcelo.

O próximo bairro a receber o EcoTroca será a Vila Nova, a partir de março. Já as datas de troca de reciclável por alimento nos bairro que já participam do projeto são as seguintes:

Fevereiro

Bairro Fragatas – dia 15 – 9h.

Bairro Pedreira – dia 16 – 13h.

Bairro Vila Raquel – dia 5 – 10h. / dia 19 – 10h.

 

Confira os alimentos que poderão ser trocados

 

Abóbora seca; Abobrinha; Banana Caturra; Batata Doce; Batata Inglesa; Beterraba; Cebola; Cenoura; Chuchu; Feijão Preto; Fubá; Kiwi; Laranja; Mandioca; Mel; Mimosa; Moranga; Pepino; Pêssego; Quirera Milho; Repolho e uva.

 

 

O QUE PODE SER TROCADO POR ALIMENTOS

O QUE NÃO SERÁ COLETADO

Vidros inteiros, desde que não contenham pontas cortantes.

Marmitex

Garrafas inteiras

Isopor

Caixa de leite

Pneu

Papelão seco

TVs velhas

Plásticos, sacolas

Carcaças de geladeiras

Litros Pet

Lâmpadas

Embalagens de produtos plásticos em geral

Esponja de aço

Panelas

Pacotinhos de chips (embalagens plásticas aluminizadas)

Latinhas, alumínio

Papel higiênico

 

Foto: Bairro Fragatas

Secom Prefeitura de Irati