Crianças do Programa PETI desenvolvem atividades em horta escolar

Publicado em: 25/07/2012 00:00

Alunos da Escola Rural Municipal dos Colonizadores, na localidade de Gonçalves Júnior, vem desenvolvendo novas habilidades e ganhando mais conhecimento através do projeto Horta Escolar. A iniciativa é realizada pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que é desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal do Bem Estar Social de Irati. Durante as atividades, procura-se integrar e dinamizar os recursos de aprendizagem. As diversas ações educativas ressaltam a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde, como também a relevância de saber a procedência do que está sendo consumido. Os alunos aprendem sobre os processos de semeadura, adubação e colheita, obtendo conhecimentos sobre o trabalho e a cultura do homem do campo. O projeto Horta Escolar proporciona várias possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas, sendo uma forma de explorar a multiplicidade das formas de aprender. O projeto conta com a participação dos professores do Programa PETI, Adriel Lucas Volovith e Débora Luany Demski, além de todos os funcionários da escola: diretor, professores, equipe pedagógica, merendeiras, entre outros. Toda a produção da horta é usada para o consumo próprio na escola, enriquecendo a alimentação escolar, tornando-a mais rica e balanceada.