Irati em Imagens vídeos contou com 11 produções

Publicado em: 03/08/2012 00:00

Com a divulgação dos resultados e entrega da premiação aos vencedores, a Prefeitura de Irati encerrou na noite de 02 de agosto último, no Centro Cultural Clube do Comércio, a etapa 2012 do concurso Irati em Imagens, desta vez na categoria vídeo. O primeiro concurso de vídeos amadores de curta duração foi programado em comemoração ao aniversário de 105 anos da cidade, transcorridos no último mês de julho e objetivou retratar, sob os olhares mais variados, o município de Irati. Ao mesmo tempo buscou estimular a arte, a cultura e o respeito e apreço por Irati, através de um recurso contemporâneo captura de imagens - cada vez mais comum nas câmeras digitais e celulares. Onze candidatos se inscreveram e foram avaliados por uma comissão julgadora que assistiu várias vezes às produções. A seguir, relacionados em ordem alfabética, o nome dos participantes inscritos e o título das respectivas produções: Autor e título do vídeo 01 Beatriz Aparecida Maciel de Oliveir - Tudo Iniciou ao Redor dos Trilhos 02 Elzi Lea Krupnitski - Detalhes da Gruta 03 Kaio Miotti Ribeiro - Passeio Num Rio de Mel 04 Leonardo van der Neut de Mattos - Irati, Cidade Amada 05 Maria Christina Wasilewski Almeida - Cine Theatro Central 06 Marina Voigt - Um Passeio Por Irati 07 Marlyn Tows Voigt - Irati: Como Eu Vejo 08 Ivancy Terezinha Borges de Oliveira - Dança das Águas na Cachoeira dos Nogueiras 09 Rosalvo Maciel de Oliveira Junior - Irati de Vários ??ngulos 10 Vânia Regina Fidalski Almeida- Paisagem de Irati 11 Viviane Oleinik - Irati, Nossa Cidade Todos estes vídeos poderão ser assistidos no Youtube, a partir de 06/08/2012, bastando para isso que o internauta faça a busca digitando Irati em Imagens 2012. O concurso foi uma promoção da Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria Municipal de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos, em parceria com a ALACS, a Revista Visual e a empresa Brand Vídeo. Organizadores Antes da divulgação dos resultados, o Secretário Municipal de Cultura, Rafael Ruteski, explicou que a iniciativa buscou estimular pequenas produções amadoras. Não houve a preocupação em realizar algo solene e suntuoso. Mas justamente buscar a simplicidade e a sensibilidade do iratiense, captadas pelas lentes da sua câmera, filmadora ou celular, explorando um recurso cada vez mais acessível nas novas tecnologias e, literalmente, na ponta dos dedos de quase todos, enfatizou. Em nome da ALACS, Herculano Batista Neto também se pronunciou manifestando satisfação pela participação dos vídeo-amadores, admitindo que a comissão chegou a cogitar cancelar o concurso, dado o número muito pequeno de inscritos até uma semana antes do encerramento das inscrições. Na reta final, entretanto, o painel se modificou e chegou-se à relação de 11 filmes, com até três minutos de duração. Estavam também presentes à solenidade, a presidente da ALACS, Luiza Nelma Fillus, e o diretor da Brand Video Produções, Elcio José Brandalize. Premiações A plateia que compareceu ao encerramento do concurso pode acompanhar a exibição dos 11 curta-metragens produzidos, momento em que cada autor recebia o certificado de participação do concurso e cópias em DVD dos filmes do cinquentenário e do centenário de Irati. Em seguida, procedeu-se a entrega do prêmio especial, intitulado Menção Honrosa João Wasilewski, conferido a um vídeo que contivesse alguma referência histórica sobre Irati. Esta menção foi entregue concedida a Maria Christina Wasilewski Almeida, com o vídeo Cine Theatro Central que retrata justamente parte da vida do empresário que dá nome ao prêmio especial e que, entre outros empreendimentos, foi proprietário da famosa casa de exibição de filmes de Irati que por muitos anos contribuiu com a cultura regional. A partir de então, passou-se à divulgação e premiação dos vencedores que apresentou o seguinte resultado. 3º lugar prêmio de R$ 250 - Viviane Oleinik, com o vídeo Irati, Nossa Cidade; 2º lugar prêmio de R$ 500 - Marlyn Tows Voigt, que produziu Irati, Como eu Vejo; 1º lugar prêmio de R$ 1.000 Kaio Miotti Ribeiro, com seu curta Passeio Num Rio de Mel. Criatividade valorizada Por exigência do regulamento do concurso Irati em Imagens 2012, os filmes não poderiam exceder a três minutos e vinte segundos de duração, e deveriam abordar como tema principal o município de Irati sob qualquer aspecto, contemporâneo ou histórico. Foram considerados critérios para avaliação quesitos como criatividade, concordância com o tema, roteiro e fotografia, que tinha peso dois em notas de um a cinco e equipamentos e aspectos técnicos, que tinham peso um. Desta forma, a comissão do concurso considerou estar dando espaço para produções que não contaram com recursos mais sofisticados de captação ou edição de imagens, valorizando justamente a criatividade e sensibilidade embutidas na produção. Os representantes da ALACS manifestaram entusiasmo para que este tipo de competição, incluído o concurso de fotos que ocorreu em 2011, seja mantido e aperfeiçoado nos próximos anos, dando oportunidade para que novos talentos venham à tona e que Irati ganhe sempre novos registros que contribuam para o seu acervo histórico/cultural.