Publicado em: 03/08/2012 00:00
A Prefeitura de Irati foi comunicada oficialmente pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) acerca da confirmação da municipalização do trânsito em Irati, no último mês de junho. Agora os trabalhos se concentram na viabilidade da operacionalização do sistema e no fechamento de convênios com outros órgãos ligados ao trânsito. Finalizada essa etapa, em breve o estacionamento regulamentado (Estar), deve ser implantado nas principais ruas do centro do Município.
Segundo o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Diógenes Ditrich, para se chegar a municipalização do trânsito, há anos um trabalho vem sendo desenvolvido. Houve um planejamento das ações que envolvem projetos, estudos técnicos, entre outras iniciativas, que possibilitam ao Município a autonomia sobre a responsabilidade do trânsito, destaca.
Além disso, o procurador jurídico, Silmar Ditrich, salienta que três projetos foram feitos e transformados em leis que tratam a questão: a criação do Departamento de Trânsito em Irati (Iratran) e de sua estrutura, da Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), e do estacionamento regulamentado, denominado Estar.
Com a autorização para a municipalização do trânsito outras etapas são necessárias para que todo o processo se concretize e chegue às ruas. Alguns convênios já foram feitos e outros estão em andamento com entidades e outros órgãos, como os Correios, Celepar, Detran e Polícia Militar, comenta Silmar.
Com a Municipalização, os órgãos competentes como o Iratran poderão implantar radares, lombadas eletrônicas e o estacionamento regulamentado.
Para a conclusão e instalação do sistema, estão em andamento os procedimentos para a implantação do Estar nas vias e logradouros públicos do município.
A etapa final será a implantação do estacionamento regulamentado nas principais ruas de Irati: Dr. Munhoz da Rocha, Coronel Emílio Gomes, Alfredo Bufren, Travessa Frei Jaime, XV de Novembro, XV de Julho, Coronel Grácia e Vicente Machado.
Irati hoje tem uma frota de aproximadamente 40 mil veículos. Irati como muitas outras cidades não foi projetada, para melhorar esse panorama urbano temos um projeto interligado sobre o conjunto do sistema viário, afirma Diógenes.
Estar
Silmar conta que houve uma solicitação da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Irati (Aciai) para coordenar o Estar no Município. Estamos analisando as questões jurídicas da decisão, visto que há uma legislação criada para o serviço, explica o procurador jurídico.