100% das escolas municipais de Irati têm recursos de informática

Publicado em: 03/08/2012 00:00

Atualmente as 30 escolas municipais de Irati 20 na cidade e 10 no interior possuem laboratórios ou salas de informática, ou seja, 100% da rede municipal de educação dispõe desta valiosa ferramenta. Os laboratórios ou salas de informática são uma extensão da sala de aula, onde o computador é mais um recurso que vem auxiliando na metodologia do professor, destaca a secretária municipal de Educação Zenilda Stroparo. Ao utilizá-lo, o professor leva o aluno a um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar. Em vez de apenas receber informações, o aluno também constrói conhecimentos e, desta forma, a informática se torna uma metodologia alternativa que auxilia no processo de aprendizagem, reforça a secretária. Diante deste cenário de crescente inserção à informática e tecnologias, a Secretaria Municipal de Educação de Irati já capacitou 74 professores no ano de 2011 com o curso Introdução à Educação Digital. O curso teve duração de 40 horas, voltado à formação de professores e gestores da educação básica, visando ampliar a aprendizagem sobre mídias e tecnologias, manejo do computador e de alguns programas do sistema operacional LINUX Educacional. Segundo Zenilda, a capacitação teve ainda o mérito de levantar novas possibilidades de aproveitar estes instrumentos de informática no cotidiano e na prática pedagógica do professor. Neste semestre a Secretaria de Educação estará capacitando mais 86 professores, tanto de escolas como dos Centros Municipais de Educação Infantil, CMEIS. O curso terá início no dia 06 de agosto e ocorrerá no CAM, no período da noite, das 19h às 22h. A meta da Secretaria Municipal de Educação é capacitar todos os professores e funcionários da rede municipal de ensino. O objetivo é de que todos dominem as bases desse conhecimento tecnológico, com intuito de enriquecer suas práticas pedagógicas na escola. Acesso à internet Das 30 escolas que dispõem de laboratórios ou salas de informática, 64% também contam com acesso à internet. São 19 escolas municipais que oferecem aos professores, funcionários e alunos o acesso à rede mundial de computadores e as outras 11 aguardam o processo de instalação.