Novas doses da vacina contra a gripe A estão disponíveis para público recomendado pela SESA

Publicado em: 01/08/2012 00:00

Irati recebeu um lote de 1.600 doses da vacina contra a gripe A, neste dia 1o de agosto. O município segue a Resolução 316/2012 da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) quando ao público a ser vacinado. Devem tomar a vacina: crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, idosos, indígenas e profissionais de saúde, crianças e adultos especiais, cuidadores de creches, cuidadores de crianças e adultos especiais e cuidadores de idosos em instituições de caráter coletivo. A enfermeira responsável pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Andréia Fernanda Silva, explica que devido à quantidade de doses da vacina ser limitada, não é possível vacinar quem não se enquadra no grupo definido pela SESA. Seguimos a Resolução que nos foi repassada e temos que prestar contas, por isto, não podemos vacinar aqueles que não estão incluídos na recomendação, informa Andréia. Ela orienta toda população a tomar os cuidados básicos com a higiene, para evitar a contaminação pelo vírus da Influenza A (H1N1). Mesmo tomando a vacina contra a gripe A, a pessoa demora quinze dias para começar a ter proteção contra o vírus e ainda não é 100%, lembra a enfermeira. Por isto, a prevenção deve ser enfatizada. Para evitar a gripe A ou qualquer outro tipo de gripe, as principais ações preventivas são: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, de preferência descartável; limpar superfícies com água e sabão ou álcool a 70%; manter os ambientes ventilados; e evitar locais com aglomeração de pessoas. Sintomas da gripe A A gripe A é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza A (H1N1), que assim como a gripe comum é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de secreções respiratórias. Os sintomas da doença são febre, tosse e dor de garganta, simultâneos. Ao observar estes sintomas, deve-se procurar atendimento médico, afirma a responsável pelo Setor de Epidemiologia. Segundo ela, o remédio para a gripe provocada pelo vírus Influenza A (H1N1) está disponível na Secretaria Municipal de Saúde de Irati. Vacina A vacina contra a gripe provocada pelo vírus da Influenza A (H1N1) está sendo aplicada na sede da Secretaria Municipal de Saúde e nas unidades de saúde Adhmar Vieira de Araujo, Vila São João e Rio Bonito. Fazem parte do grupo ao qual se destinam as doses de vacina repassadas pela SESA: crianças de seis meses a cinco anos incompletos; gestantes; idosos; indígenas; profissionais de saúde; crianças e adultos especiais; cuidadores de creches, de idosos em instituições de caráter coletivo e de crianças e adultos especiais.