Guardas municipais e agentes de trânsito de Irati farão curso de formação em Ponta Grossa

Publicado em: 08/08/2012 00:00

Estiveram reunidos pela manhã desta quarta-feira (08), no gabinete municipal, o prefeito Sergio Stoklos, representantes da Guarda Municipal de Irati e da Guarda Municipal de Ponta Grossa. Durante a reunião, foi definido um termo de cooperação técnica entre a Guarda Municipal de Ponta Grossa e a Prefeitura de Irati, acerca do curso de formação dos guardas municipais e dos agentes de trânsito de Irati. O curso deverá começar já no próximo dia 23 de agosto e terá duração de aproximadamente 50 dias, com uma carga horária de 475 horas. Os guardas e agentes em formação deverão ficar alojados no Centro Educacional de Formação de Guardas, em Ponta Grossa, de segunda-feira a sábado, dias em que as aulas serão realizadas. Estamos estabelecendo uma parceria com a Guarda Municipal de Ponta Grossa que tem uma experiência de dez anos nesse setor. O objetivo é proporcionar uma melhor formação à nossa guarda e aos agentes de trânsito, e dessa forma, possibilitar mais segurança nas ruas e no trânsito de Irati, afirma Stoklos. O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança de Ponta Grossa, coronel Edimir José de Paula, comenta que uma boa formação dos guardas e agentes é imprescindível na postura de suas atuações na rua. Nosso trabalho é relevante para manter a ordem e a segurança nas ruas, trabalhamos diretamente com a população, por isso alguns conhecimentos são essenciais para o bom desenvolvimento de nossas ações, ressalta o coronel. Entre os diversos temas que compõem a grade curricular do curso de formação, constam: Técnicas e procedimentos da Guarda Municipal, Legislação de Trânsito, Direito e Processo Penal, Defesa Pessoal, entre outros. Um grupo de 22 pessoas, entre agentes de trânsito e guardas municipais de Irati, passará pelo treinamento. A carga horária prevê além das instruções técnicas, operações práticas, que são serão realizadas nas ruas.