A Vila Nova recebeu mais uma melhoria em
favor da comunidade. Trata-se do Centro de Convivência, que foi reformado pela
Prefeitura. Recentemente iniciaram as obras de construção da nova escola, que
garantirá uma educação de qualidade aos moradores da comunidade.
Nesta segunda, 09, às 14h, a comunidade recebeu o
Centro de Convivência todo reformado. O valor de investimento é aproximadamente
R$55 mil com a confecção do muro, realização de pintura e reforma da estrutura.
Trazendo qualidade e dignidade no atendimento e nos grupos que são realizados
com os idosos e outras pessoas.
O Centro de Convivência recebe diversas atividades,
uma delas é o projeto Ecotroca. Somente neste projeto são cerca de 100 famílias
atendidas.O prefeito Odilon Burgath, acompanhado dos secretários, de
Assistência Social, Karen Seidl, Jéssica, Administração, Jéssica Capelini,
Arquitetura,Urbanismo e Planejamento, Sandro Podgurski Viação de Serviços
Rurais,Isaías Pinheiro,Esporte e Lazer, André Demczuk. Esteve presente o
vereador Antônio Celso de Souza(Chocholo), além do Chefe da Secretaria de
Trabalho e Desenvolvimento Social, Sidnei Jorge.
Centros de convivência
Os Centros de Convivência têm como foco o
desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento
saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no
fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção
de situações de risco social e tem por finalidade a prevenção de agravos que
possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais da pessoa idosa.
Visa a garantia de direitos, a inclusão social e o desenvolvimento da
autonomia, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento. Este
serviço é desenvolvido no âmbito dos CRAS, com foco na qualidade de vida, no exercício
da cidadania e na inclusão na vida social, sempre ressaltando o caráter
preventivo.
Objetivos do Centro de
Convivência
- Contribuir para um processo de envelhecimento
ativo, saudável e autônomo;
- Assegurar espaço para encontros das pessoas
idosas e intergeracionais de modo a promover a convivência comunitária e
familiar;
- Detectar necessidades e interesses;
- Desenvolver potencialidades e capacidades para
novos projetos de vida;
- Propiciar vivências que valorizam as experiências
que estimulem e potencializem as condições de escolher e decidir, contribuindo
para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo social.