Vacinação contra a gripe encerra hoje

 

Publicado em: 20/05/2016 11:37

Whatsapp

 

Vacinação contra a gripe encerra hoje

 

Grupos prioritários devem receber a vacina até 20 de maio. Vacinação é gratuita e pode ser realizada em 13 Unidades de Saúde da área urbana e interior e na Sala de Vacinação, próximo ao Pronto Atendimento 24 Horas

 

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informa que a campanha de vacinação contra gripe em 2016 se encerra hoje, 20 de maio. A vacina protege contra o vírus influenza H1N1 e evita complicações da doença, principalmente as pneumonias bacterianas secundárias.

Com a aproximação do período de maior incidência da gripe e a observação do aumento de ocorrência de casos de H1N1, H3N2 e Influenza B em todas as regiões, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta para o público prioritário da campanha.

A vacina está disponível em 13 Unidades de Saúde, na área urbana e rural, e na Sala de Vacinação, próxima ao Pronto Atendimento 24 Horas, com uma equipe preparada em cada posto para atender a população que deseja tomar a vacina. 


 

Serviço

 

O atendimento acontece de segunda à sexta-feira. Cada Unidade de Saúde atende em horário específico, de acordo com o funcionamento normal de cada local. As unidades que aplicam a vacina são:

Sala de Vacinação (próximo ao Pronto Atendimento 24 Horas)

Ademar Vieira de Araújo

Engenheiro Gutierrez

Gonçalves Junior

Guamirim

Itapará

Lagoa

Pirapó

Palmital

Rio Bonito

Rio do Couro

Riozinho

Vila São João

Caratuva II.

 

Pacientes acamados

 

Pessoas com problemas de saúde e não podem ir até as unidades de saúde devem ser vacinadas em casa. Nesses casos, basta ligar na Secretaria Municipal de Saúde e informar o nome e endereço completo das pessoas acamadas do município para que se possa realizar a vacinação no domicílio. O telefone é 3907 3135.

 

Quais os sintomas de gripe?

 

Definição de caso suspeito de Síndrome Gripal – Indivíduo que apresente febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações. Em crianças com menos de 2 anos de idade, é considerado também, coriza e obstrução nasal. Caso o paciente apresente dificuldade para respirar deve procurar assistência médica imediata.

 

A campanha terá como grupos prioritários para receberem a vacina:

·         Idosos acima de 60 anos;

·         Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

·         Gestantes e puérperas até 45 dias após o parto;

·         Trabalhadores de saúde de serviços públicos e privados;

·         Povos indígenas;

·         Populações privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional;

·         Pessoas com idade entre 5 e 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais.

Secom Prefeitura de Irati