Irati ganhará novo conjunto habitacional com 56 casas

Publicado em: 13/08/2012 00:00

O convênio 0941/2012 foi firmado recentemente entre o Município de Irati e a Cohapar para a construção de 56 unidades habitacionais urbanas. Assinaram este convênio o prefeito Sergio Stoklos e o diretor-presidente da Cohapar Mounir Chaowiche. As casas serão construídas através do Programa Minha Casa, Minha Vida Morar Bem Paraná e destinam-se ao atendimento de famílias de baixa renda. ?? mais uma conquista que comemoramos, pois a casa própria significa dignidade para as famílias, destaca Stoklos. Ele lembra que nos últimos anos houve considerável redução do déficit habitacional no Município, com a construção de mais de 500 casas, entretanto, considera que o trabalho tem que continuar. Temos feito o que é possível para que novos conjuntos habitacionais venham a beneficiar os iratienses, comenta o prefeito. Para a construção destas 56 unidades habitacionais, o Município cedeu para a Cohapar um terreno de 11.441,57 m2, situado na Vila São João, nas proximidades do Conjunto Habitacional Joaquim Zarpellon. As casas terão três tamanhos três tamanhos, 35, 40 e 45 m2, serão construídas em terrenos de 200 m2 e destinam-se a famílias de baixa renda. Casas ecológicas O diferencial das casas que integram o novo conjunto habitacional a ser edificado em Irati é o tipo de construção. As moradias serão feitas através da técnica do sistema construtivo sustentável, construção energia térmica sustentável. Trata-se de um projeto piloto, apresentado por engenheiros da Cohapar na Conferência Rio+20. O diretor de Projetos da Cohapar, Orlando Agulham, explica que a edificação das casas será feita utilizando madeira certificada revestida por placa cimentícia, o que aumenta o conforto térmico e acústico para os moradores das residências. Além disto, reduz-se o tempo para a execução da obra. Construção subsidiada As casas deste novo conjunto habitacional têm significativo subsídio, devido ao nível de renda dos moradores a que serão destinadas. Elas são financiadas em 10 anos e os selecionados pagarão prestações mensais de 10% de sua renda. Através do Programa Morar Bem Paraná também haverá subsídio para implantação de redes de água, de esgoto e elétrica, facilitando o acesso das famílias carentes ao saneamento básico. O Município colaborará, cedendo a mão-de-obra para a construção da rede de esgoto e disponibilizando equipes e maquinário para a abertura das ruas do loteamento. As 56 casas serão entregues também com infraestrutura viária apropriada, ou seja, com ruas pavimentadas. Moradias rurais Além das 60 moradias na área urbana, outras 20 casas deverão ser edificadas em diferentes localidades do interior de Irati através do Programa Morar Bem Paraná Rural. Para isto, foi assinado um termo de cooperação mútua entre o Município de Irati, a Cohapar e a Emater, com interveniência e anuência da SEAB Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. Serão beneficiados com as moradias, agricultores familiares que atendam os critérios de seleção do Programa Nacional de Habitação Rural, PNHR.