Ações
da Secretaria Municipal de Educação em todas as escolas do município refletem
diretamente na boa avaliação.
Na
última quinta-feira, 08, o Ministério da Educação divulgou os resultados da
avaliação do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) em todo o
país. O município de Irati obteve a nota 6,3, melhorando 0,2 em relação a
avaliação anterior. O índice se refere ao desempenho de 2015. O resultado desta
avaliação ratifica a boa colocação alcançada em 2013, quando atingiu uma nota
superior à meta projetada para 2021.
Na
avaliação da secretária municipal de Educação, Cláudia Petchak Zanlorenzi, a
conquista de bons índices em medidores como o IDEB é resultado de um trabalho
conjunto de toda equipe. Ainda que a avaliação seja feita somente com crianças
da 5ª série escolar, o bom rendimento é resultado do trabalho de acompanhamento
iniciado nas séries iniciais e educação infantil.
“As
crianças que em 2013 apresentavam defasagem de leitura e escrita, são as que em
2015, realizaram a avaliação do IDEB. O trabalho para melhorar o rendimento
desses alunos foi realizado no dia-a-dia, avaliando a evolução do aluno e
oferecendo o melhor para ele, porque o dever do município é oferecer educação
de qualidade para todas as crianças”, relata Cláudia.
A evolução
na qualidade da educação municipal ocorreu graças ao planejamento. Em 2013, a
Secretaria Municipal de Educação traçou no plano plurianual da administração
diversas metas, como: diminuir a defasagem na leitura e escrita do 3° ano de
64,88% para 20%, elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do
Município de 5,6 para 6,0, aumentar a oferta de Ensino de Jovens e Adultos,
além de diminuir em 50% a demanda de vagas na educação infantil.
Todas essas
metas foram cumpridas de modo satisfatório, até o ano de 2015, refletindo
diretamente no aumento da nota para 6,3. A defasagem na leitura entre alunos do
3° ano, por exemplo, caiu de 64,88%, em 2013, para 9,31%, dois anos depois.
Uma das
ações da Secretaria de Educação que refletiu diretamente no resultado do IDEB
foi de potencializar o trabalho nas escolas do entorno do centro da cidade,
para que o ensino em todo município pudesse atingir patamares equivalentes.
Naquele ano, após a avaliação inicial da Secretaria em onze escolas, foi
realizado um trabalho diferenciado, com a introdução do Plano de Intervenção na
Alfabetização.
“Depois
desse trabalho, podemos destacar duas escolas que foram a Escola Rural
Municipal Rosa Zarpelon (Pinho de Baixo) e a Escola Municipal da Lagoa, que
exemplificam a evolução da rede municipal no IDEB. As duas escolas saltaram 2
pontos no IDEB de suas últimas avaliações”, diz Cláudia.
Atualmente
o PIA é realizado em todas as Escolas Municipais de Irati. Além do PIA, outros
trabalhos diários são realizados pela Secretaria de Educação, comunidade
escolar, professoras, coordenadoras e diretoras. “Tudo isso só foi possível,
graças ao empenho de todos, da SME, dos planos de ação das coordenadoras e
diretoras e de todos que ajudam nesse processo. A nossa meta é continuar o
nosso trabalho diário, realizando o trabalho conjunto progressivo, para
melhorarmos a qualidade de ensino de Irati”, conclui Cláudia.
Diminuir a demanda de vagas na
educação infantil
No diagnóstico
inicial feito em 2013, a partir das listas de esperas dos Centros Municipais de
Educação Infantil era de 876 crianças. Em 2016, após ações de cadastros da
Secretaria Municipal de Educação, o número de crianças diminuiu para 200
crianças, ultrapassando a meta prevista de redução de 50%.
EJA
Em 2014,
haviam seis escolas atendendo 38 alunos. Em 2015, três escolas atenderam 50
alunos. O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos iniciou com oito
alunos e em 2015 atenderam aproximadamente 33 alunos.
IDEB Irati
A avaliação
do IDEB em Irati foi realizada em 14 escolas municipais. As demais
instituições, segundo os critérios adotados na pesquisa, não atingiram o número
de participantes na Prova Brasil para que os resultados fossem divulgados.
O IDEB é um
indicador geral da educação nas redes privada e pública. Para chegar ao índice,
o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação,
reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do
5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a
cada dois anos e tem metas projetadas até 2021.
Secom Prefeitura de Irati