Irati ganha novo Centro de Convivência

Publicado em: 30/08/2012 00:00

Foi inaugurado no último dia 29 o Centro de Convivência do Bairro Rio Bonito, instalado na área do Parque Aquático Santa Terezinha. A nova obra em Irati, vem se somar a outros espaços que dedicam atenção e realizam atividades voltadas aos idosos na cidade, como o Centro de Convivência da Vila Nova e o CRAS da Lagoa. A solenidade, conduzida pela secretária municipal de Bem Estar Social, Habitação e Cidadania de Irati, Maria Helena Orreda, lotou as dependências do novo Centro de Convivência, e contou com a participação de várias instituições e entidades como Unicentro, Instituto de Educadores Populares, Asilo Santa Rita, APADEFI e PROVOPAR, além de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, membros do grupo da Melhor Idade Mensageiros da Paz e das associações de idosos do Bairro Lagoa e Vila Nova. O prefeito Sergio Stoklos, ao inaugurar a obra, também abriu oficialmente o calendário de programações do novo espaço que, inicialmente, terá atividades duas vezes por semana. Participaram ainda da cerimônia o Chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Francisco Marochi, a vice-diretora do Campus Irati da Unicentro, Maria Rita Kaminski Ledesma, e Maria da Luz do Prado, que é membro do Conselho Municipal de Assistência Social representando os idosos, e moradora do Bairro Rio Bonito. Projeto iniciou em 2005 ideal começou com vereadora Em seu pronunciamento, o prefeito Sergio Stoklos fez um resumo do processo de concepção e concretização do Centro de Convivência do Rio Bonito. O projeto pela conquista do novo espaço, segundo Stoklos, teve início em 2005, na Secretaria de Planejamento da prefeitura, mas o seu ideal começou bem antes, na época em que era vereador e a então colega de Câmara, Zuleika Onesko, começou a propor a criação do centro. O prefeito destacou que, na época, a vereadora Zuleika também presente na cerimônia de inauguração - incentivou a obtenção de um centro para o Rio Bonito e teve início, por volta de 2003 e 2004 a busca de apoio para estruturar a idéia. Ainda, de acordo com relato do prefeito, o projeto original passou por várias ampliações e adaptações até chegar ao padrão atual, a fim de oferecer o melhor espaço possível aos frequentadores. Com essas ampliações, o investimento do município na obra foi crescendo, pois a planilha inicial não foi suficiente, fazendo com que novos aportes de recursos próprios fossem necessários para construir o prédio com a estrutura ideal para seu público, enfatizou o prefeito Stoklos. Para a platéia, composta em sua maioria por membros da Melhor Idade de Irati, Sergio Stoklos lembrou que perto do Centro de Convivência do Rio Bonito, em breve será inaugurada uma Cancha de Bocha, convidando as pessoas a praticarem o esporte e reforçou que o Parque Aquático receberá nos próximos meses mais uma revitalização com a instalação de 22 quiosques, e recape asfáltico nas ruas em seu entorno. Investimento chega perto de R$ 252 mil Com cerca de 330 m² de área construída, o novo espaço de atividades iratiense conta com salas para atividades coletivas e para atividades individuais, sala de convivência, almoxarifado, copa, cozinha, área de serviço/lavanderia, banheiros coletivos, banheiros adaptados, salão de festas e eventos, sala para diretoria técnica e reuniões. O mais recente benefício para Irati envolveu investimentos da ordem de R$ 252 mil, sendo R$ 100 mil provenientes de repasse do Ministério do Desenvolvimento Social e o restante, quase R$ 152 mil, a contrapartida do município. O Centro de Convivência do Rio Bonito está inserido na Política Nacional de Assistência Social, que pretende propiciar através de instalações e atividades adequadas, todas as possibilidades de boa convivência familiar e comunitária, e também concentrar num espaço, o recurso dos idosos poderem transmitir seus conhecimentos aos mais jovens. Inicialmente, irá funcionar às terças e sextas, contando com o trabalho de assistente social e psicológico uma vez por semana, para atendimento individual e coletivo. Haverá ainda, também uma vez por semana, a presença de um fisioterapeuta, para incentivar a saúde física e mental dos freqüentadores, e já estão programadas oficinas de artesanato e de inclusão digital. Irati já aderiu ao programa estadual família paranaense Ainda durante a inauguração do Centro de Convivência do Rio Bonito, o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Francisco Marochi, fez uso da palavra para saudar os participantes do novo espaço em Irati e anunciar mais uma conquista para o município. Segundo Marochi, o prefeito Sergio Stoklos, além de ter proporcionado em seus oito anos de administração, uma transformação para melhor na cidade e no interior, ainda continua investindo para o futuro, a fim de oferecer melhores condições de trabalho para o próximo prefeito que virá. De acordo com seu relato, Irati já aderiu ao programa Família Paranaense, do Governo do Estado, que se preocupa em tratar de assuntos relacionados às famílias que necessitam de moradia, da inserção de jovens no mercado de trabalho, do tratamento adequado aos idosos e sua colocação em atividades na sociedade, entre outros. Com isso, o chefe do núcleo anunciou em primeira mão, durante a solenidade, que estão assegurados para Irati, a partir do ano que vem, dentro do referido programa, recursos da ordem de R$ 3.700.000,00 (três milhões e setecentos mil reais).