Clínica oncológica começa a se instalar em Irati

 

Publicado em: 17/02/2017 16:35

Whatsapp

 

Extensão do Hospital Erasto Gaertner beneficiará municípios da Amcespar

 

Nesta sexta-feira (17) aconteceu nas dependências da Amcespar uma reunião com prefeitos, autoridades e representantes de todos os municípios que compõem esta associação regional, para falar da inauguração da extensão da Clínica Oncológica do Hospital Erasto Gaertner em Irati. Participaram também da cerimônia a deputada federal, Leandre Dal Ponte, e o superintendente do Erasto Gaertner, Adriano Rocha.

A finalidade do encontro foi definir as próximas etapas da instalação da clínica oncológica em Irati, que funcionará inicialmente nas dependências da Anapci (Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati). A Anapci, por sua vez, irá atender o público que depende do suporte da instituição, em imóvel alugado.

O prefeito Jorge Derbli, que já há vários anos vem se mobilizando pela vinda da clínica ao município, comemorou a conquista: “É um grande presente que ganhamos e agradecemos. Nós, neste instante estamos à frente deste momento histórico, mas apenas temporariamente. Já o Hospital Erasto Gaertner será um marco permanente no atendimento a Irati e região”, declarou. Mesmo antes de assumir a prefeitura, o empresário já havia disponibilizado um terreno de sua propriedade para a construção de uma unidade de tratamento aos portadores de câncer.

Andamento do processo

Durante o ano de 2016, a deputada Leandre articulou entre a Liga Paranaense de Combate ao Câncer, o Governo do Paraná, Anapci (Associação do Núcleo de Apoio do Portador de Câncer de Irati) e os municípios que fazem parte da Amcespar - Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Imbituva, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares -  a implantação desta clínica.

A boa notícia é que até o dia 22 de março estarão concluídas as adaptações no prédio da Anapci para que o mesmo tenha condições de dar início à programação de atendimentos. Leandre destacou que “o prefeito Derbli teve o protagonismo neste processo de acelerar os trâmites necessários”.

Segundo a deputada essa extensão clínica que atenderá consultas, exames e quimioterapia, vai encurtar a distância entre o paciente e o atendimento. “A unidade facilita o atendimento ao paciente com câncer evitando que ele viaje mais de 150 quilômetros para atendimentos ambulatoriais que são necessários no período do tratamento”.