A organização da 39ª edição da Festa do Pêssego de Irati já está em andamento. Com quase 10 meses de antecedência, a Prefeitura promoveu uma reunião técnica, na Associação Comercial de Irati (Aciai), para iniciar todas as frentes de trabalho para a realização do evento nos dias 1,2 e 3 de dezembro. Neste primeiro encontro, uma comissão já foi definida pelas entidades participantes.
A Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que estão coordenando o evento, apresentaram um breve resumo da Festa. Participaram da reunião as demais secretarias do município, Aciai, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), Emater e a Associação dos Fruticultores de Irati (Asfrutir), que montaram uma comissão da festa com um representante de cada entidade.
Na oportunidade, já foram discutidas questões de planejamento do espaço, atrativos, situação do Pavilhão do Parque Aquático e orçamento geral das despesas da Festa. “Nós já fizemos um primeiro levantamento detalhado dos custos. Nesta semana, a Secretária de Planejamento, Rosenilda Romaniw Barbara, está em Brasília e levou nosso projeto para tentarmos pleitear R$200 mil”, contou a diretora de Turismo, Samanta Santos.
ATRAÇÕES
Em comum acordo, o Festival de Música Sertaneja retornará na Festa e os detalhes serão estudados na sequência. A organização também já definiu o retorno e a valorização da 12ª Festa da Cerveja Caseira, junto a Festa do Pêssego. “Irati é um dos municípios que mais consome lúpulo no país. Então, além da cerveja caseira ser uma bebida saborosa, é sinônimo da nossa cultura”, salientou o secretário Raimundo Gnatkowski, o Mundio. Foi sugerida, também, uma atenção às cervejas gourmet, que já estão sendo produzidas na cidade.
O baile para a escolha da Rainha e Princesas da Festa do Pêssego será realizado no dia 23 de setembro e o local deverá ser o Clube Polonês com venda de mesas. “Escolhemos esta data para que a Rainha e as Princesas possam participar, ativamente, na divulgação da Festa e representar Irati em outros municípios”, disse o secretário de Assistência Social, Sidnei Jorge, que responde, interinamente, pela Secretaria de Cultura, que será a responsável pelo concurso.
A organização repassou junto ao projeto para o Ministério do Turismo, algumas opções de shows, que serão estudadas assim que se tiver um retorno da aprovação do orçamento. O borrego no rolete, que é um clássico da Festa do Pêssego e faz parte da gastronomia típica de Irati, também foi tratado nesta reunião com a participação do Armando Teixeira, responsável pela preparação do prato.
EQUIPE MOTIVADA
Mundio reforçou que toda a equipe está motivada para que a Festa de 2017 seja um grande evento. “Vamos trabalhar até o dia 1º de dezembro para que aconteça a melhor Festa do Pêssego de Irati”. Alfredo Van der Neut, ex-prefeito de Irati, produtor e membro da Asfrutir, agradece a participação da associação no encontro. “Estamos contentes por participarmos da antecipação da festa em termos de organização. Nos últimos tempos, ela decaiu e temos que, urgentemente, fazer com que, de fato, a Festa do Pêssego seja uma representação do município, que traga para Irati aqueles visitantes que compareciam por causa de nossos produtos”. Van der Neut afirmou que a Asfrutir está disposta a colaborar para que a Festa seja ainda melhor que os anos anteriores.
O prefeito Jorge Derbli também participou da reunião. Ele deu sugestões, ressaltando que quer fazer da Festa um resgate cultural do município. “Nossas festas tinham representatividade no Estado e nós queremos retornar neste cenário. Temos esta oportunidade de caprichar nos detalhes porque estamos com tempo de nos prepararmos”. Derbli comentou que já existe um projeto de revitalização do Parque, mas que, possivelmente, a estrutura completa não ficará pronta para esta edição. Mas garante que haverá melhorias no espaço.
PRÓXIMAS AÇÕES
Depois deste primeiro passo, a organização fará reuniões direcionadas sobre todos os setores da Festa. Ainda não há data definida para o próximo encontro.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação