Desde que foram iniciados os serviços de
manutenção de estradas e ruas de Irati, nos primeiros dias de janeiro, a
Secretaria Municipal de Serviços Rurais contabilizou mais de 2.000 viagens de
cascalho no município até a 12ª semana, encerrada em 24/03.
A pasta mantém planilha detalhada e atualizada
de todos os procedimentos, incluindo quilometragem percorrida e grau de
eficiência do maquinário. Segundo estes dados, no mês de janeiro foram
aplicadas 477 viagens de cascalho. O setor ainda estava trabalhando com severo
déficit de caminhões, com apenas quatro em funcionamento. Juntos, percorreram
13.387 quilômetros naquele mês.
Em fevereiro, com as devidas manutenções, a
frota passou para sete caminhões, e o número de viagens de cascalho passou para
847. A soma da quilometragem rodada subiu para 25.515 quilômetros. Pela média,
no transporte do revestimento, foram rodados desde janeiro até a semana de 20 a
24 de março, em torno de 60.000 quilômetros. Uma parte deste cascalho veio para
a cidade, no atendimento a ruas de diversos bairros.
Qualidade do revestimento é preocupação constante
O secretário de serviços rurais,
Anselmo Stadykoski, argumenta que sempre é feita uma avaliação do produto que
será utilizado no revestimento primário das vias de Irati. “Existe uma
preocupação constante com a qualidade do material empregado para o cascalhamento
das estradas rurais. Há o cascalho adequado, que propicia um bom revestimento,
mas há também muito material de baixa qualidade e que não garante durabilidade
e precisamos selecionar”, explica.
O secretário esclarece que “Irati
tem à disposição mais de 30 cascalheiras e pedreiras que servem o município, como as do Canhadão,
Pinho, Rio Corrente e do aterro sanitário. Mas a extração nem sempre é fácil.
Há, por exemplo, a cascalheira de Guaçatunga, que pertence ao município, mas
necessita de detonação, e isso é um processo caro”, detalha Stadykoski.
Anselmo adianta que na semana de
27 a 31 de março “a secretaria de serviços rurais vai dar início à extração e
britagem de material na pedreira existente na Linha A de Gonçalves Jr.”. “Este
material será empregado na estrada de Campina de Gonçalves Jr, de Linha C e
também na estrada em direção à Linha B”, complementa.
45 mil alqueires de área agrícola
O secretário enfatiza que é necessário
buscar as cascalheiras mais próximas aos locais em que há frentes de serviço
nas estradas. Contudo, o maquinário é em número insuficiente para o tamanho do
município. “Temos 45 mil alqueires de área agrícola, tudo cortado por estradas
que necessitam de frequente manutenção”, justifica.
Em janeiro, só no interior, foram
trabalhadas 778 horas/máquina. Em fevereiro este número passou para 1.050
horas. “Teve máquina que chegou a operar 159 horas num mês.
A avaliação do grau de aproveitamento do
maquinário também é outra preocupação da secretaria. “Existe um instrumento que
mede a eficiência de uso do maquinário, ou seja, quanto tempo ele permanece
parado”. Anselmo conseguiu ainda fazer um comparativo: “quando assumimos, o
controle apontava que este percentual de eficiência era em torno de 42%, e hoje
já chega a 80%”.
O secretário avalia que ao menos uma parte
deste índice deve-se ao intenso trabalho no interior se estendendo no sábado.
“Foram 10 semanas seguidas de equipes trabalhando aos sábados. Temos uma equipe
dedicada e comprometida com o trabalho, e falo de todos os nossos colegas, sem
exceção”. De acordo com Stadykoski, os serviços em mais um dia da semana eram
absolutamente necessários em função da grave situação das estradas rurais
naquele primeiro momento, e brevemente serão retomados.
Serviços
em execução e a executar
No resumo da semana constam patrolamento em Serra
dos Nogueiras, região de Guamirim, estrada de Pirapó, Campina Branca e estrada
da patrulha em Itapará. O mesmo serviço foi executado em Linha E, Linha F, e em
Rio Corrente está para terminar, onde foram feitos pontos de emergência.
Na semana que entra a adequação das estradas
rurais vai à região da Colônia São Lourenço, na estrada de Rio Corrente a
Monjolo, de Cadeado Santana a Palmital e de Palmital a Invernadinha.
“Também iremos continuar as melhorias
na estrada de Itapará a Água Clara, tanto via Faxinal dos Ferreiras, como via
Faxinal dos Antônios, e no trecho de Cerro do Leão a Inácio Martins”, finaliza
Anselmo.