No último dia 20, a Prefeitura de Irati
realizou a prestação de contas dos 110 primeiros dias da gestão. A apresentação
aconteceu nas instalações do Cine Café, e partiu de um compromisso firmado pelo
prefeito Jorge Derbli com a Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai)
no ano passado.
Além da presença do presidente da Aciai,
Oscar Muchau, o evento, que foi aberto à população, contou com a participação
de vereadores, secretários e diversas outras autoridades, além de
representantes da imprensa regional.
Após a exibição de um vídeo deste período, com
o resumo de cada secretaria e dos diversos setores que compõem a administração
municipal, Derbli deu sequência à cerimônia, detalhando alguns dos principais
projetos de sua gestão. Além desta síntese em vídeo documentário, cada secretaria
elaborou um relatório completo destes 110 dias em seu setor.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pelas redes
sociais e pode ser acompanhada no endereço www.facebook.com/PrefeituradeIrati
.
Já no início de sua explanação, o prefeito
fez questão de agradecer a todos os funcionários da prefeitura pelo apoio
recebido, e que resultou em nova dinâmica e consistente trabalho nestes três
meses. “Estamos aqui não para lamentar o passado ou o que recebemos, pois isso
pouco importa. O que nos interessa é seguir em frente, executar nossos
projetos, com a cooperação e colaboração de todos, secretários, funcionalismo
público e cidadãos”, descreveu.
Saúde
Iniciou pela área de saúde, que frisou ser sua
maior prioridade, buscando junto com o secretário e funcionários na área,
melhorar o atendimento, o funcionamento de todos os postos, a disponibilização
de médicos para as unidades no interior, e citou o processo de aquisição de
remédios, que já estão sendo entregues. “Vamos também trabalhar muito a
prevenção das enfermidades, para não ter gasto na ponta, e tentar conter a
despesa na origem”, destacou.
Derbli ainda citou a questão da UPA que está
por terminar, e necessita de aquisição de mobiliário voltado à área de saúde.
“Temos aí um probleminha que estamos estudando como resolver, pois a sua despesa
seria entre R$ 600 mil, R$ 800 mil ou até R$ 1 milhão, e o repasse do Governo
do Estado é de R$ 75 mil, que não é suficiente nem para pagar os médicos de
plantão”. De acordo com o prefeito, até o final de maio deverá ser enviado ao
Ministério da Saúde um estudo de utilização alternativa desta estrutura.
Citou duas vans grandes, resultado de
emendas parlamentares, que chegarão em breve para ampliar as linhas a Curitiba,
melhorando os horários dos pacientes que necessitam deste deslocamento, e as duas
novas ambulâncias adquiridas com recursos próprios da prefeitura, atualmente em
fase de acabamento interno, e que brevemente estarão à disposição da população.
Obras
Como segundo tema, o prefeito abordou a
busca de soluções para o transtorno das obras paradas no município, junto às
quais a sua equipe já vem trabalhando desde o início do ano. Entre as obras
citadas como exemplo, a primeira, parada desde 2012, e que já foi motivo de
reuniões técnicas, é o Ginásio
de Esportes José Richa, na Avenida Perimetral João Stoklos. Na sequência de
várias outras, estão o Centro da Juventude, e o primeiro módulo da nova
Prefeitura. “Reafirmo que não iniciaremos obra nova sem dar resolução às que
estão paralisadas, a não ser que tenhamos o recurso assegurado, sem onerar os
cofres da prefeitura”, disse. Ao todo seriam mais de 30 obras que aguardam
processo de conclusão, conforme o prefeito.
O chefe do executivo citou também o plano de
macrodrenagem para o centro da cidade, que prevê aquisição de novas galerias e
revisão das existentes, principalmente de uma que começa na Rua Carlos Thoms e
segue em direção à Munhoz da Rocha. O trecho apresenta acentuado
estrangulamento em alguns pontos, e não consegue atender à vazão de água em
momentos de grande precipitação. Já há projeto de uma alternativa para dar
vazão a água que acumula na parte baixa da cidade, segundo Derbli. ”Já
autorizei e está em andamento também a licitação para uma máquina que vai
trabalhar permanentemente na dragagem e limpeza do Rio das Antas”, assegurou o
prefeito.
Em pavimentações, segundo o prefeito, Irati
já tem aprovada a verba de R$ 10 milhões via Governo do Estado, para vários
projetos em andamento, somando o maior programa de pavimentação do município. Derbli
também enfatizou a insistência junto ao Governo do Paraná, para a destinação de
recursos específicos para a pavimentação adequada e total até o distrito de
Gonçalves Júnior.
Outros R$ 3 milhões estão entrando em
licitação para a compra de equipamentos e maquinários que irão repor o parque
de máquinas. Entre eles, serão “duas patrolas, duas escavadeiras hidráulicas, duas
retroescavadeiras e dois rolos compressores, para atender melhor cidade e principalmente
o interior, fortalecendo o nosso produtor rural”, argumentou.
Derbli ainda destacou a questão da
mobilidade urbana, nas melhorias em passeios, acessibilidade, ciclovias, e
renovação de todos os pontos de ônibus na cidade. “Já estamos valorizando o
pedestre nesta área, mas gostaria que o processo fosse bem mais rápido e não
dependesse de tanta burocracia”, comentou.
Segurança
Jorge Derbli explicou sucintamente ainda a
proposta de criação da Secretaria Municipal de Segurança, objeto de Projeto de
Lei que será enviado à Câmara até o dia 28 de abril. “Trabalharão um secretário
e dois funcionários, no máximo, que representarão uma oneração mínima ao
município, em relação aos enormes benefícios que retornarão ao município, a
partir do ano que vem. Teremos a possibilidade de viabilizar muitas verbas específicas
para a área, através do Ministério da Justiça e do Governo do Estado”, destacou
o prefeito.
Para ilustrar, Derbli citou exemplos de
outros municípios que seguiram este processo e já verificam excelente retorno
na área de segurança, “pois se não existir a secretaria não vem verba nem
federal nem estadual para atender a contento as necessidades da cidade, e sai
tudo dos cofres municipais”. A referida secretaria vai integrar as polícias
Civil e Militar, além da Guarda Municipal.
Estrutura
para eventos e lazer
Ao término de sua explanação, o prefeito
Jorge Derbli comentou alguns projetos em que coloca sua expectativa pessoal
para que sejam realizados, e que contemplarão a estrutura de eventos e lazer no
município.
Um deles é a proposta de remodelação e total
readequação de espaços – além da instalação de outros novos – dentro do Centro
de Tradições Willy Laars. Para o prefeito, o local que sedia o maior rodeio
crioulo do Paraná, necessita deste melhoramento. O projeto foi elaborado pela
Secretaria Municipal de Planejamento, e tem empenho pessoal do prefeito na
busca de recursos.
O estudo abrange novo portal, centro de
eventos de 1.500 m², barracões para exposições e minifeiras, pista de laço
coberta, com arquibancadas dos dois lados, e área reservada para shows, novas casas
para os centros de tradições, além de pavimentação das vias internas e novo
sistema de armazenamento e distribuição de água tratada. Tudo seria
implementado “ao longo dos quatro anos de gestão, e o Centro de Tradições sendo
disponibilizado com esta estrutura para ser usado o ano inteiro”, destaca.
Outra bandeira defendida é a revitalização total
no Parque Aquático Santa Terezinha. Há vários estudos em andamento, mas uma das
propostas é fechar parte da via lateral que passa em frente ao Park Dance, transformando
o local em uma área de alimentação. Há a previsão de reforma do pavilhão de exposições
João e construção de outros três espaços menores.
O parque deverá receber novo sanitário, com
acessibilidade, fraldário, zelador permanente e outros recursos, que funcionará
continuadamente nos finais de semana, para atender as famílias que frequentam
aquele local e visitantes de outras cidades. A oxigenação da água do lago será
providenciada com a instalação de um chafariz.
Dentro das propostas, Irati também deverá
ganhar um novo espaço de lazer, que é o Parque São João, a ser instalado no
bairro de mesmo nome. Antigamente conhecido como campo do Sanhaço, o local e
arredores, de acordo com projeto, seria contemplado com campo de futebol, academia
ao ar livre, arena/cancha, pista de caminhada e quiosques.
“Por último, uma empresa nos ofereceu um
terreno de quase três alqueires, na Colina Nossa Senhora das Graças, atrás da
imagem da Santa, que queremos também transformar em um parque, como mais uma
opção de área de lazer ao iratiense. É um local muito bonito, em área
privilegiada, e pretendemos com auxílio de emendas e outros recursos, transformá-lo
no Parque da Santa, um santuário a Nossa Senhora das Graças”, afirmou Derbli.
Há planos ainda para revitalizar o espaço da
cachoeira que há nas proximidades. “A empresa proprietária já nos ofereceu este
terreno para venda. Se der certo esta aquisição, há um espaço de 10.000 m² nas
imediações, que poderia funcionar como estacionamento para os ônibus”. Trilhas,
quisques, capela e espaços para lanchonetes complementariam o projeto.
Com relação à captação de recursos para
colocar em prática todas estas expectativas para Irati, o prefeito garante
estar imbuído junto aos deputados e autoridades. “Irati está aberto a todos os deputados que
quiserem nos ajudar, independentemente de qualquer partido. Se houver possibilidade
de virem importantes verbas para o município e para o nosso povo, estou
aceitando”, finalizou o prefeito.
Resumo secretarias e departamentos (ordem alfabética)
ADMINISTRAÇÃO
Um dos primeiros atos da
Secretaria de Administração em 2017 foi realizar o recadastramento dos 1.317
servidores públicos. Uma portaria decretou a carga horária dos setores públicos
para o cumprimento das 8 horas de jornada de trabalho.
A administração também iniciou a
implantação de um sistema de controle de contas fixas que, em 110 dias, já
apresenta redução de custos.
As faturas de energia elétrica já
tiveram redução de 10% no início do ano. Gastos com água e esgoto do município
renderam r$3 mil de economia aos cofres públicos.
Assim que for implantada a
digitalização da central telefônica, a expectativa é de que a conta de
telefonia passe de r$27 mil para cerca de r$12 mil.
O diário de bordo das viagens
aumentou a sua eficiência. Em 2014, cerca de 69% era entregue à administração.
Neste início de 2017, a secretaria atingiu a marca dos 94%, conseguindo fazer o
acompanhamento efetivo da frota.
Em março, a prefeitura iniciou a
implantação inédita da central de compras e almoxarifado central para o
controle de gastos, estoque e de materiais para cada secretaria.
O protocolo e a ouvidoria mudaram
para o piso de baixo para melhorar o espaço de atendimento ao cidadão. Nos 110
dias, o protocolo registrou 2.408 solicitações. Entre os pedidos mais
requisitados estão a coleta de lixo verde e melhorias em estradas rurais e
urbanas.
AGRICULTURA
A Agricultura tem enorme
potencial para a composição do Índice de participação na Receita do ICMS.
3.886 produtores estão cadastrados
no sistema da secretaria.
Há também 239 empresas na
indústria, e 1.195 no comércio, passíveis de apuração do ICMS.
Em 110 dias, entre outros
serviços, foram atendidos 3.020 produtores, emitidas 19.225 notas, recebidas
15.158 notas para prestação de contas, efetuados 37 novos cadastros, conferidos
381 documentos de Escrituração Fiscal Digital e elaborado Relatório da Produção
Primária, com 1.095 Notas de Produtor à Receita Estadual, para agregar R$ 15,4
milhões ao Adicionado do Município.
56% da arrecadação total do
adicionado do município, no ICMS, vem direta e indiretamente das Notas de
Produtor Rural
No período, 280 agricultores
participaram de dias de campo, seminários, reuniões, eventos, show rural, e
cursos de capacitação com equipe de arrecadação e ala técnica.
Todo produtor rural merece
dignidade. Além das 52 casas rurais que estão sendo entregues, outras 100 já foram
conquistadas.
Na área técnica, olericultores foram
cadastrados para a entrega da merenda escolar do PNAE Estadual e Municipal,
feitas ações em micro bacia e proteção de nascentes, na bacia leiteira e na
fruticultura, fomento à fungicultura em Itapará, além de apoio à produção e
comercialização de mel.
Para este ano, projetos para o centro
de processamento de alimentos em atendimento à merenda escolar, distribuição de
mudas de pêssego e ameixa, distribuição de 10.000 mudas de erva mate, nova
microbacia em Pirapó, implantação de oliveiras, incremento à agro
industrialização e inseminação artificial na produção de leite, novos cursos e
seminários.
ARQUITETURA, ENGENHARIA E URBANISMO
A Secretaria de Engenharia, Arquitetura
e Urbanismo inicia sua explanação fazendo comparativo entre setembro/dezembro/2016,
e janeiro/abril/2017, 110 dias antes e depois do início da nova gestão.
Fiscalização de Rotina,
Alvarás 170 - 78
Certificado de Conclusão de Obra
110 - 205
Iluminação Pública 449 - 447
Números Prediais 53 - 65
Ofícios expedidos 85 - 110
Ofícios recebidos 49 - 24
Visitas a Obras 110 - 516
Obras contratadas,
3 estão judicializadas
10 estão ativas
4 obras foram entregues em 2017
3 estão sendo relicitadas
Há obras para serem licitadas e a
manutenção de rotina.
São obras judicializadas, que o
município já busca solução, o Ginásio de Esportes, Centro da Juventude e a nova
Prefeitura.
Obras ativas: UPA 24h, unidades
de saúde Joaquim Zarpelon e Fósforo, Creches Vila São João e Rio Bonito, Praça
do PEC, Centro Cultural Guamirim, Reforma Casa da Cultura e reestruturação da
quadra da Escola Francisco Stroparo.
Obras entregues em 2017:
ampliação da rede de água Bairro Ouro Verde, o CREAS, e unidades de saúde Pirapó
e Lagoa, que apresentaram problemas de qualidade e estão em tratativa de
garantia.
Obras relicitadas: recape da Rua
Camacuã e CTG, pavimentações de ruas em Guamirim e Bairro Camacuã.
Obras que aguardam licitação:
novas salas na escola de Itapará, barracão da Vila São João, pavimentações
bairros Marcelo, Jardim Planalto e Santos Dumont, recape Alto da Glória, e
pavimentações da Getúlio Vargas, ruas Daniel Moreira, Caetano Zarpelon, das
Acácias e outras vias urbanas.
Manutenção de rotina incluem
reparos de bens públicos, e serviços de calçadas, drenagem e esgoto, entre
outros.
Metas 2017 a 2020: transparência;
seriedade, respeito às leis; competência; responsabilidade técnica; prestação
de contas; produtividade e motivação da equipe.
E nas obras estruturantes:
Desvio da BR-153 - Contorno Leste;
Revitalizações do Parque Aquático,
CT Willy Laars e centro histórico da cidade;
Perimetral Getúlio Vargas a Engenheiro
Gutierrez;
Plano de macrodrenagem;
Parque Vila São João e nova Planta
Genérica de Valores.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Amparo e compreensão das
carências do cidadão e criação de alternativas à promoção humana são diretrizes
da Secretaria de Assistência Social.
Assim, foi possível aumentar de
nove para vinte Unidades Executoras do Serviço de Convivência e Fortalecimentos
de Vínculos, entre diversas atividades oferecidas.
Houve ampliação das oficinas
complementares destinadas aos bairros, como capoeira, desenho, artes marciais, danças
urbanas, zumba e práticas corporais, entre outras.
Em 110 dias, o atendimento a
pessoas em vulnerabilidade social passou de 1000 para 1500, entre crianças,
adolescentes, pessoas idosas, mulheres, pessoas com deficiência, e outros.
Reforma do CRAS Lagoa, com
investimentos de R$ 60 mil reais.
Reforma do Centro de Convivência
do Nhapindazal, e compra de veículo para o CRAS Lagoa, via Família Paranaense.
Abertura simbólica do espaço do
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Melhorias para cuidadores nas
unidades de acolhimento, incluindo reajuste salarial e de carga horária.
Aumento do número de cuidadores:
Casa–Lar - de 12 para 16
Casa de apoio à mulher - de duas
para 4
Albergue - de 2 para 4 cuidadores.
Residências Inclusivas - 16
cuidadoras
Adesão aos Programa Família
Paranaense, e Criança Feliz, com aumento de recursos e aprimoramento dos
serviços à Primeira Infância.
Captação de R$ 500 mil reais para
o Fundo Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente;
Captação de R$60 mil para o fundo
municipal do idoso, para implementar esportes, educação e cultura e criação do
Fundo Municipal de Alternativas Penais com projeto de captação de recursos.
CULTURA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E LEGADO ÉTNICO
A Secretaria de Cultura,
Patrimônio Histórico e Legado Étnico começou 2017 com a sua sede, a Casa da
Cultura, em reformas.
Uma das primeiras atividades
anuais da secretaria é a realização do carnaval de rua, que neste ano foi
cancelado devido às dificuldades financeiras.
Nestes 110 dias, um importante
passo foi dado com a efetivação e ampliação da parceria entre a Prefeitura e o
Centro Cultural Clube do Comércio. Vários cursos puderam ser retomados, como
aulas de música, idiomas e de teatro.
A Secretaria da Cultura deu
grande apoio na organização do Teatro da Paixão de Cristo, em que a prefeitura
fez um repasse que ajudou em 60% o custeio da encenação.
O município agora se prepara para
as comemorações e organização dos 110 anos de Irati e 60 anos da imagem da
Santa com evento inédito. E, nos dias 14, 15 e 16 de julho, acontece a 29ª
Edição do Rodeio, no CT Willy Laars.
Depois de concluídas as obras da
Casa da Cultura, há a previsão de mudanças de seu funcionamento. O espaço será
destinado somente como departamento cultural. A administração e gestão de
projetos passarão para o Clube do Comércio.
Também está previsto para este
ano a inauguração do Centro Cultural do Guamirim. Depois da retomada da
administração da casa do artesão, a cultura prevê a readequação do espaço que
também será utilizado pela cooperativa da economia solidária.
Entre os projetos, a cultura está
estudando a reformulação da Feira Cultural nos fins de semana, manutenção da Casa
da Memória Étnica de Gonçalves Junior, outdoors de identificação da Santa na BR-277,
e trabalha com quadros de fotos antigas da cidade para decorar o prédio da Prefeitura,
em homenagem aos 110 anos.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Um dos desafios da Secretaria de
Desenvolvimento Econômico foi realizar o mapeamento dos condomínios industriais
da BR-277 e da Vila São João. Além disso, a secretaria já fez o levantamento e
regularização das empresas que já estão instaladas. Agora, é possível organizar
a vinda de novos empreendimentos para o município.
No início de janeiro, muitos
projetos de lei de concessão de terrenos nos condomínios industriais estavam
sem a documentação necessária. E, em 110 dias, 11 destes projetos e mais cinco
projetos de lei de reversão foram encaminhados para a Câmara de Vereadores.
A secretaria já organizou o
primeiro ciclo turismo do ano com rota até o Itapará e ainda estão previstos
eventos até a Flona e Pinho de Baixo.
O pavilhão do Parque Aquático,
que está sob administração do Desenvolvimento Econômico, já recebeu melhorias
em sua estrutura, como nova pintura e troca de telhado e vidros. Este local
novamente será palco da festa do pêssego em dezembro, que já está sendo
preparada.
A casa do empreendedor fez um
mutirão da declaração anual do simples nacional em que realizou cerca de 300
atendimentos e 18 alvarás foram liberados, formalizando novas empresas.
A agência do trabalhador, em 110
dias, já emitiu 818 carteiras de trabalho e 280 empregos gerados, num total de
cerca de 7 mil atendimentos.
Para este ano, entre as diversas
ações, a secretaria pretende refazer o inventário turístico do município,
produzindo material de divulgação, encontrar funcionalidade para o portal da
cidade, melhorias no barracão da incubadora e o trabalho contínuo na captação
de novos agentes de crédito para contribuir com empresários da cidade.
ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE
A Secretaria de Ecologia e Meio
Ambiente iniciou 2017 com a grande necessidade de manutenção dos veículos e
equipamentos de trabalho.
A maior demanda de atividades se
concentrou na limpeza de locais públicos pelo atraso no cronograma de coleta de
resíduos verdes.
Nos primeiros dias, as equipes
fizeram roçadas e capinas em escolas, Cmeis, unidades de saúde, rotatórias e
avenidas. Até então, foram realizados mais de 150 serviços de coleta de podas,
grama, galhos e folhas.
E, para melhorar a qualidade de
serviço dos colaboradores, foram adquiridos equipamentos de limpeza e telas de
proteção.
A secretaria está em ação na
parceria com uma ONG para a coleta de resíduos eletrônicos e a coleta vegetal
em órgãos públicos. Outro trabalho é a
gestão de coleta de lâmpadas e pilhas em andamento.
Com a portaria sobre a limpeza de
lotes particulares, a secretaria está trabalhando na fiscalização e notificação
dos terrenos que apresentam mato e sujeira.
Entre os próximos desafios estão
a reestruturação da coleta seletiva reciclável, a solução para os resíduos
sólidos, pois o aterro sanitário está com sua capacidade máxima, e um projeto
de arborização urbana.
EDUCAÇÃO
A Secretaria de Educação
administra 29 escolas, que recebem 4736 alunos, e 12 CMEIS, que acolhem 812
crianças.
Em 2017, serão distribuídos ao
todo 6.000 kits de uniformes escolares. A licitação já foi vencida por uma
empresa, e cada estudante da rede municipal irá receber calça, jaqueta, duas
camisetas, meias e tênis.
Diariamente são servidas 8.000
refeições.
No trimestre, os ônibus escolares
percorreram 195.551 km.
Foram distribuídas 4692
carteirinhas de transporte escolar.
Neste ano, houve a ampliação de
120 novas vagas para crianças de zero a três anos e onze meses nos CMEIS,
implantação de contra turno em 90% das escolas municipais e fortalecimento de
importantes parcerias com o IFPR e a Unicentro, para cursos de formação de
professores.
Outro destaque nestes 110 dias
foi a aquisição de material didático completo para a Educação Infantil e Ensino
Fundamental 1, incluindo assessoria pedagógica e capacitação de professores e
gestores.
Entre os vários projetos que a
Secretaria de Educação tem a responsabilidade de coordenar, através de
diferentes parcerias estão o Música nas Escolas, Televisando para o Futuro,
Programas Jovens Empreendedores Primeiros Passos, Câmara Mirim, Folha na
Escola, Haicai, além de diversos cursos para os professores da rede municipal.
Para 2017, a educação municipal
já desenvolveu um plano de atividades que está sempre ganhando acréscimos.
Estre as atividades estão
previstas o 4º Encontro Regional de Surdos do Município, Audiência do Plano
Municipal de Educação, Curso de Formação Continuada para professores do Ensino
Fundamental, CMEIs, gestores e coordenadores escolares, Projeto Xadrez, o
Festival “Escola Dialogando com o Corpo, Arte e a Educação”, início do projeto
de saúde para os professores e o Seminário Municipal de Educação.
ESPORTES E LAZER
A Secretaria de Esporte e Lazer
iniciou 2017 com a limpeza e organização de espaços esportivos e resolução de
problemas de manutenção, como vazamentos.
Ainda em janeiro, foi lançado o
projeto ‘Verão Irati’ no parque aquático com aulas de ginástica, avaliações
físicas e atividades de recreação. No total, foram 7.013 participantes diretos
e indiretos.
Um importante fato da secretaria
foi a mudança de endereço, saindo de um imóvel alugado para uma das salas do
Ginásio de Esportes Agostinho Zarpelon Junior, o Batatão.
A Secretaria de Esporte e Lazer
vem dando apoio a várias atividades, como as etapas da corrida de rolimã, tênis
de mesa, voleibol e futsal, em que nossas equipes possuem grande
representatividade estadual. O esporte também ficou responsável de realizar a
fase municipal dos Jogos Escolares.
Neste período acontece o
Campeonato Interbairros de Futebol, uma das competições mais conhecidas da
cidade, que já está em fase final.
O Estádio Municipal Abrahm Najig
Nejm, que estava com vários problemas de manutenção, recentemente, recebeu nova
pintura e melhorias na iluminação, que estava sem funcionamento. Além disso,
foi construído um muro para a separação da unidade de saúde.
A equipe agora se prepara para a
realização do Torneio do Trabalhador, no dia 1º de maio.
Ainda estão previstas as
competições que seguem o calendário esportivo iratiense, como Varzeano, Jogos
Abertos e Jogos da Juventude, em que Irati participa em outras cidades.
FAZENDA
Em 2017, a Secretaria da Fazenda
começou com um total de restos a pagar de R$ 10.710.607 milhões de contas
processadas, que já possuem nota fiscal, e a processar, em que o empenho prévio
foi feito.
Nestes 110 dias de gestão, foram
pagos R$ 3.972.461 milhões para fornecedores, e houve um cancelamento de R$ 437.994
mil de empenhos não liquidados. Parte deste recurso veio da repatriação e do ICMS,
liberado pelo governo estadual aos municípios.
Até o dia 10 deste mês, ficaram R$
2.029 milhões de restos processados a pagar. E, a processar, são R$ 4.270.541
milhões.
Em 2017, a Prefeitura tem R$ 2.878.190
milhões já de contas a pagar processadas e R$ 6.941.891 milhões de contas a
processar, que contemplam empenhos estimativos anuais de água, energia
elétrica, subvenções para entidades não governamentais, duas ambulâncias para a
saúde e iluminação pública.
O IPTU, que já está chegando nas
residências pelos correios, é um dos grandes diferenciais de 2017. A Secretaria
da Fazenda inovou com a mudança do carnê para boleto, economizando, tanto na
logística quanto na sua confecção, cerca de R$ 100 mil.
GUARDA MUNICIPAL
A Guarda Municipal de Irati
reivindicou muitos pedidos para melhorias básicas em sua estrutura.
Nestes 110 dias de 2017, foi
feita uma rampa de acesso para automóveis e cadeirantes, calçada e escadas,
melhorando a acessibilidade à sede.
Também foi trocada a placa de
identificação e concluídas as obras da reserva para guardar os armamentos.
Foram entregues à guarda municipal quatro espingardas calibres 12, e dispositivos
elétricos não letais estão em processo de licitação, além de duas motos e uma
caminhonete.
O processo de treinamento dos
cães da guarda municipal tem continuidade com a renovação do contrato com o
instrutor responsável.
Agora, os agentes em escala de 24
horas de serviço recebem três refeições por dia, além de novos uniformes e
equipamentos de proteção individual para todo o efetivo.
E, recentemente, está em
tramitação a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania
de Irati. O projeto vai facilitar a captação de recursos junto à segurança
pública nacional.
PLANEJAMENTO
A Secretaria de Planejamento e
Coordenação é responsável pelo gerenciamento de estrutura e execução
orçamentária do município.
Um dos desafios nestes 110 dias
foi reprogramar os contratos de pavimentação. E já foram elaborados outros
projetos para atender mais bairros.
Entre os projetos e emendas
cadastradas, estão a pista de laço e cobertura do palco do CT Willy Laars,
campo de futsal da Vila São João, com pista de caminhada, equipamentos
agropecuários e para a Guarda Municipal e a pavimentação da Rua José Filus.
Recentemente, o município foi
contemplado no programa “Academias Ao Ar Livre”, em que até 10 bairros contarão
com um espaço para atividades físicas.
A secretaria também trabalha na
análise e revisão de loteamentos, dando suporte também para licenciamento de
cascalheiras, e a dragagem do Rio das Antas, tão discutida pela comunidade.
O planejamento quer colocar em
prática o Plano Diretor Municipal, que vai nortear todo o desenvolvimento da
cidade. Desde janeiro, ele está disponível para consulta no portal do
município.
Além de atuar intensamente na
captação de recursos externos, a secretaria vai trabalhar na formalização do Conselho
Municipal da Cidade, que é exigência legal para todos os municípios, nomeando
os membros por meio de decreto, e assim, entrar em ação.
PROCURADORIA
Atualmente, a Procuradoria do
Município de Irati trabalha, aproximadamente, com 5 mil ações judicializadas,
entre processos físicos e eletrônicos.
Destes processos destacam-se a
ação judicial envolvendo a obra do ginásio de esportes, em que a Procuradoria,
juntamente com a Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo vem
promovendo junto a empreiteira, tentativas de acordo para o encerramento do
litígio e a retomada da obra.
Destaca-se ainda a ação judicial
perante a justiça federal, promovida pelo Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a realização de obras no trecho da
BR-153, na qual a administração anterior firmou acordo de que executaria as
obras no prazo de 30 dias.
Como a obra não foi realizada no
prazo, houve a determinação judicial de cumprimento sob pena de multa de R$ 2
mil, que foi suspendida pela procuradoria, mediante apresentação de pedido de
reconsideração.
A Procuradoria realiza um
trabalho conjunto com a Controladoria Interna. Nestes 110 dias, as
fiscalizações sobre os contratos de licitação foram regulamentadas de maneira
uniforme, coerente e mais eficaz para que sejam cumpridas as normativas e leis
que se inserem no cotidiano do município.
Além das verificações das
prestações de contas, Irati cria a CEACOF, comissão destinada a analisar, de
modo amplo e criterioso, por meio de levantamento e averiguação contábil,
financeira e orçamentária do município.
PROVOPAR
O Provopar é uma instituição que
anda de mãos dadas com a prefeitura pela grande parceria de apoio.
Em 2017, o Provopar prevê 30
tipos de cursos, qualificando cerca de 1.400 pessoas. Até o mês de março, foram
290 participantes das diferentes atividades.
Nestes primeiros meses, a criação
da Casa do Coelho, inédita no município, superou as expectativas de público.
Todo o trabalho realizado foi por meio do voluntariado.
Em maio, o Provopar vai realizar
a Campanha do Agasalho para atender 390 famílias. O foco desta ação será
atingir famílias do interior com a ajuda de igrejas e associações das
comunidades.
A instituição também pretende, em
2017, trabalhar com o projeto ‘Tua Saúde, Nossa Preocupação’ para atender 24
pacientes de hemodiálise da clínica renal Iraty. A entidade vai utilizar as
doações para refeições saudáveis, preparando 576 porções mensais.
O Natal também já está sendo
estudado pelo Provopar. Além da casa do Papai Noel, a equipe se prepara para
fazer outras decorações temáticas aproveitando, da melhor maneira, o trabalho
voluntário e a solidariedade, para reascender o espírito natalino do iratiense.
SAÚDE
Na saúde, Irati iniciou 2017 com
8.425 pacientes na fila de espera, para consultas especializadas, exames,
cirurgias e tratamento fora de domicílio.
Até o início deste mês, este
número já foi reduzido em 30%. Foram realizados mais de 2.600 exames, 472
consultas fora de domicílio e 127 cirurgias.
O município aumentou mais R$ 50
mil para diminuir filas de exames e consultas especializadas.
Das seis unidades básicas de
saúde fechadas, três já voltaram a funcionar, no Itapará, Faxinal dos Neves e
Palmital.
A unidade do Bairro Fósforo, que
ainda não foi inaugurada, vai abrigar temporariamente o Pronto Atendimento 24
Horas, que receberá uma reforma geral, pelas más condições de estrutura. Além
das obras, o PA teve mudanças da carga horária dos funcionários, gerando uma
economia de R$ 20 mil de horas extras ao mês.
As comunidades das regiões do
Guamirim, Gonçalves Junior e Bairro Lagoa serão atendidas por três médicos
cubanos, pelo programa federal Mais Médicos. O município recebeu do Estado uma
nova ambulância de suporte avançado, e o programa de equoterapia para 25
crianças foi retomado.
No início do ano, a Secretaria de
Saúde estava com falta de medicamentos, por não ter novos contratos com
fornecedores. Em janeiro, já houve abertura de processo licitatório, e a
renovação de contrato com o Consórcio Paraná Saúde.
Ainda para este ano, está
prevista a implantação mais três unidades de estratégias de Saúde da Família
nos bairros, aquisição de duas ambulâncias, reforma do prédio Ildefonso
Zanetti, e a ampliação do horário de atendimento da clínica de fisioterapia
para às 9h da noite.
SERVIÇOS RURAIS
Recuperar as estradas do
interior, além de ser o primeiro compromisso da gestão, tem exigido muito
trabalho, inclusive aos sábados.
A situação encontrada era grave e
de abandono.
A Secretaria de Serviços Rurais
adotou novo método de patrolar as estradas, nunca usado em Irati, com
abaulamento nos lados, e condução das águas pluviais.
Após este tratamento é aplicado
cascalho, atualmente retirado em Rio Corrente, Pinho, Canhadão, Linha F e Linha
A de Gonçalves Junior.
Até agora, 2.100 viagens de
cascalho foram transportadas, totalizando mais de 65.600 km percorridos com os
caminhões.
Mais de 200 km de estradas adequadas
neste novo conceito, somando 3.114 horas de trabalho das máquinas. A eficiência
de maquinário, que era de 30% no mesmo período do ano passado, passou para 90%.
Tudo para atendimento emergencial
a produtores na safra e transporte escolar.
Entre as importantes melhorias
estão adequação das estradas de Pinheiro Machado, Cerro da Ponte Alta à
Cachoeira do Palmital, Volta Grande, Monjolo, Pirapó, Faxinal dos Neves sentido
Valeiros, e Barra do Gavião, com resolução de vários atoleiros.
Melhorias gerais nas regiões do Pinho
até divisa com Imbituva, Caratuva 1 e 2, estrada do Pinho sentido Caratuva, Itapará,
Gonçalves Junior, Linha E de Itapará, Campina Branca do Itapará, Linha F,
Estrada do Itapará à BR-364 sentido Agua Clara via Faxinal dos Neves, Cadeadinho
sentido Cadeado Santana até Cachoeira do Palmital, Serra dos Nogueiras, Rio
Corrente 1 e 2, Colônia São Lourenço até proximidades de Assungui, Rio Corrente
dos Pedroso, Canhadão, Linha Velha até a estrada Irati a Gonçalves Junior,
Linha C, Linha Pinho, estrada da Gralha Azul, Campina do Guamirim, Arroio Grande
e em Coloninha do Guamirim.
Seis novas pontes em Monjolo,
Cachoeira do Palmital, Invernadinha e Linha B.
50 novos bueiros, 30 reformados. Nove
melhorias em acessos para pessoas com problemas de saúde.
Previstos 15 novos pontos de
ônibus, dois já atendendo a Escola dos Colonizadores.
Feitos quatro motores novos das
motoniveladoras, recuperação de escavadeira hidráulica e rolo compactador e
manutenção em caminhões da frota.
Irati ainda será contemplado com
a Patrulha Rural, do Governo do Estado.
E tem previsão de investir R$ 3
milhões, para aquisição de novas máquinas.
SERVIÇOS URBANOS
A área urbana é a sala de visitas
de uma cidade.
Já nos primeiros dias de
trabalho, a Secretaria de Serviços Urbanos correu contra o tempo para corrigir
os principais problemas que persistiam no dia-a-dia do iratiense e de quem quer
que aqui viesse.
Ruas centrais esburacadas, sem
manutenção, e com alto grau de deterioração ganharam reparos urgentes. Da mesma
forma, todos os bairros receberam algum tipo de melhoria.
Só neste início, foram consumidas
1.967 toneladas de CBUQ, revestimento asfáltico utilizado em reparos,
reperfilagem e tapa-buracos na malha viária urbana.
Serviço que se estendeu por
praticamente 15 km até Gonçalves Junior, diminuindo o transtorno de uma estrada
intransitável.
Entre bica corrida e outros tipos
de pedra chegou-se a 345 viagens, ou quase 4.300 toneladas. O total, aplicado
em vários locais, totaliza revestimento em 76,2 km de extensão.
Foram efetuadas 233 viagens de
cascalho exclusivamente para atendimento à cidade, o que somaria 33 km do
revestimento.
A secretaria também realizou 230
viagens de terra, 177 de entulho e 54 de água.
Os números ainda apontam: 26
bueiros e galerias novos. 327 manilhas de diferentes diâmetros. 40 bocas de
lobo. 16 caixas de passagem. 300 metros de meio-fio.
O total dos vários tipos de
calçamento chegou a mais de 1.000 metros quadrados.
Foram providenciados ainda sete
pontos e ônibus e cerca de 2.500 metros cúbicos entre escavação mecanizada,
reaterro e compactação, inclusive no condomínio industrial da BR 277.