Aconteceu na tarde ontem (03), no auditório
Margot Malucelli, da 4ª Regional de Saúde, a consulta pública sobre a
pavimentação da PR-364, ligando Irati a São Mateus do Sul. As dependências do salão
foram tomadas por pessoas interessadas em saber dos detalhes da obra.
A abertura do evento foi feita pelo
secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, que fez uma
rápida abordagem da situação incômoda que esta rodovia representa para o
Paraná. “É uma obra discutida há muitos anos e até gera uma certa desconfiança.
O que vamos apresentar nesta consulta pública, é o projeto que temos junto ao
BID”, salientou. Também fez parte da organização e colaborou com
esclarecimentos a equipe técnica do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
A reunião teve três momentos distintos: a
apresentação do projeto em aprovação pelo Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID), apresentação do projeto total de engenharia e perguntas
feitas pela plateia. Para esta última etapa, fichas foram distribuídas
previamente aos interessados, que puderam optar por se expressar verbalmente ou
de forma escrita.
Além do material explanado durante a
apresentação, a organização do evento também disponibilizou o acesso virtual à
documentação, hospedada no portal www.infraestrutura.pr.gov.br/ . No box
“Consultas Públicas”, já no topo da página, entre outras obras, o cidadão
poderá baixar arquivos com a síntese do projeto, o estudo ambiental e sua avaliação
econômica.
Projeto
prevê acessos aos municípios
No total, serão 47,71km de pavimentação,
passando por três municípios, o que representa uma obra que terá impacto num
público aproximado de 120 mil pessoas.
A rodovia terá faixas de rolamento com 3,50
m cada, acostamento com 2 m, e também ganhará uma nova ponte sobre o Rio Turvo,
com 21,60 m de extensão. Há estudo para se limitar a velocidade a 80 km/h.
Também foram projetados os acessos aos
municípios de Irati e São Mateus do Sul, e a interseção no ponto ligando à
estrada que leva a Rebouças. Em Irati, a confluência com a BR-153 está prevista
em forma de viaduto. Em São Mateus do Sul, haverá ciclovia no início do trecho
de perímetro urbano. Haverá necessidade de desvio do tráfego para execução da
pavimentação e logística de meia pista no andamento da obra.
O montante de investimentos é de R$
143.023.473,51. A previsão é de que a licitação internacional ocorra ainda no
primeiro semestre.
Uso
da palavra permitiu esclarecimento de dúvidas
Em seu pronunciamento, o secretário Pepe
Richa disse que a pavimentação entre Irati e São Mateus do Sul “representa indução
ao desenvolvimento econômico dos municípios da região, facilidade no escoamento
da produção e acesso a saúde e educação”.
“Esta audiência é mais uma etapa que
vencemos, dando a segurança de que a obra agora realmente vai acontecer. Temos
o Governo do Estado que vai investir 46% na sua execução, e isso é uma vitória
para toda a região, que terá maior desenvolvimento”, declarou o prefeito Jorge
Derbli. O prefeito de Irati também questionou ser haveria possibilidade criar
um aditivo no projeto para construção de uma marginal na região do Riozinho e
Unicentro, visando maior segurança. Em momento de descontração ainda perguntou
se “o asfalto vai começar por Irati”.
O prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak,
disse que irá negociar com o Estado melhorias no acesso de Rebouças até a rodovia
PR-364. O prefeito de Mallet, Moacir Alfredo Szinvelski, também se pronunciou,
comemorando os avanços que a região vai conquistar com a rodovia pavimentada.
A consulta teve principalmente a participação
de pessoas da comunidade. Entre as principais dúvidas, a questão dos acessos às
propriedades, eventuais indenizações, valor e prazo para pagamento. Outra
questão levantada foi que uma das alças do viaduto previsto para Irati
desemboca na chamada “curva da morte” na BR-153, em Riozinho, em direção a
Rebouças.
Ficou esclarecido que todos que forem
afetados pela obra serão indenizados, com valoração das áreas a preço de
mercado, tentando fazer os projetos de forma administrativa. Também ficou
assegurado que as propriedades às margens terão previsto o seu acesso, senão
igual, melhor aos que já existem.
O projeto também prevê retirar a rodovia do
meio do Bairro Riozinho, desviando para uma área menos habitada, visando maior
segurança, e a atual via deverá ser municipalizada.