Revitalização urbana em Irati ganha nova etapa

Publicado em: 06/09/2012 00:00

Teve início esta semana mais uma etapa do programa de revitalização urbana na área central de Irati. O serviço compreende a adequação dos passeios nas principais vias da cidade, incluindo o reforço na iluminação urbana com a instalação de postinhos estilo republicano. Este ano foram adquiridas 155 unidades deste tipo de luminária, sendo parte delas destinadas justamente a este programa. A revitalização inclui ainda a substituição dos passeios que sejam de padrão antigo, como petit pavet e outros, por paver com piso tátil, um tipo de guia que é essencial para pessoas portadoras de deficiências visuais. O programa de revitalização dos passeios é feito através de participação pública e privada, onde as empresas, instituições ou residências das áreas contempladas contribuem com a confecção da nova calçada e a prefeitura providencia a melhoria da estrutura, através das luminárias suplementares, circuito de iluminação, lixeiras e demais mobiliários urbanos, quando necessário. A nova etapa teve início na Munhoz da Rocha, em pontos que ainda não haviam sido remodelados e será gradualmente levada a outras ruas, incluindo o quadrilátero central. Ruas previstas A nova fase da revitalização urbana em passeios das avenidas centrais prevê melhorias nas calçadas e na iluminação em trechos que ainda não foram atendidos por intervenções anteriores. Pelo projeto, estão previstas obras em toda a extensão da Doutor Munhoz da Rocha e da Benjamin Constant. Também fazem parte desta etapa, segmentos de ruas que ganharão as melhorias mencionadas, como o trecho da Rua Coronel Grácia, entre a Munhoz da Rocha e a Rua da Liberdade; a Rua 15 de Novembro, desde a Coronel Emílio Gomes até a Rua 7 de Setembro; a Rua Coronel Emílio Gomes, desde a 15 de Novembro até a Rua 15 de Julho; a Rua 15 de Julho, desde a Coronel Emílio Gomes até a Rua Conselheiro Zacarias; e o trecho que parte da rotatória da 15 de Julho sobre a linha férrea, até a rua que passa ao lado da Praça da Bandeira até o limite com a Rua Carlos Thoms. O secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Diórgenes Ditrich, comenta que tem sido grande a adesão de empresas e outras entidades ao programa de revitalização urbana. No caso das luminárias, elas valorizam a aparência das ruas e contribuem com uma imagem mais alegre das mesmas à noite. Já as calçadas em paver, além do melhor aspecto e manutenção bem mais fácil que outro tipo de piso, apresenta também a funcionalidade de não ser irregular, ou seja, não apresentar desníveis, o que oferece mais segurança e conforto para pessoas com dificuldades de locomoção. Por ser permeável, este tipo de revestimento também auxilia na absorção da água da chuva pelo solo.