Hasteamento da bandeira marca início das comemorações dos 110 anos de Irati

 

Publicado em: 03/07/2017 17:35

Whatsapp

 

Além de homenagens, solenidade teve a assinatura do termo de cessão de imóvel para o Corpo de Bombeiros

No sábado (1º), o município deu início às comemorações ao aniversário de 110 anos de Irati. A primeira ação foi realizada pela manhã, na Praça Edgard de Andrade Gomes, com o Hasteamento da Bandeira do Brasil. Durante a solenidade, foram homenageados bombeiros pelo seu dia e foi assinada a cessão de uso do imóvel em frente à Prefeitura para a corporação.

O ato cívico foi iniciado com o hasteamento da bandeira do Brasil, no mastro de 24 m de altura localizado na rotatória. A Banda Ebenezer, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, fez uma participação especial, executando os hinos Nacional e de Irati. A bandeira foi doada ao município pelo empresário Sérgio Edgard Fenianos Gomes, e ocupará o espaço em que anos atrás outra bandeira permanecia hasteada, também doada por Gomes, representando o espírito de patriotismo. Uma placa foi colocada na Praça para simbolizar o ato da família Gomes.

“Foi com o propósito de despertar o sentimento de civismo e brasilidade aos nossos munícipes, quando tive a intenção de oferecer à comunidade, como presente, a bandeira e o mastro destinado especialmente para o hasteamento do nosso símbolo maior da Pátria”, disse Gomes, que ainda enalteceu em seu discurso o trabalho dos bombeiros.

Em seguida, foram prestadas homenagens aos bombeiros: subtenente da reserva, Laercio Muller, 3º sargento João Carlos Pedroso e o capitão Jorge Augusto Ramos, comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, representando toda a corporação pelo Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no domingo (02).

No evento, também ocorreu a assinatura do termo de cessão de uso para o Corpo de Bombeiros do imóvel localizado na Rua Cel. Emílio Gomes, em frente à Prefeitura. O capitão resume a assinatura a três atos importantes. “Primeiro: o prédio será restaurado com as características originais e a comunidade vai receber, de novo, um prédio histórico. Segundo: vai fortalecer a corporação e, terceiro, marca o primeiro passo para o sonho que nós temos do Grupamento de Bombeiros em Irati”. Ramos enalteceu os esforços de Derbli em ajudar o efetivo a iniciar este processo.

Na solenidade, houve homenagem a três mulheres. Otília Gomes, esposa de Sergio, recebeu das mãos da primeira dama, Maria de Fátima Derbli, um buquê de flores. Daniela Ramos, esposa do capitão do CB, foi homenageada pela secretária municipal de Administração, Daniele Cavalli, e a tenente do CB, Carla Spak, pela tenente da PM, Gisleia Ferreira.

Por fim, o prefeito Derbli fez um apanhado de todo o evento, dizendo estar feliz ao participar desta primeira atividade alusiva ao aniversário do município. “O hasteamento da bandeira é um ato bonito que estamos fazendo para resgatar este espírito de patriotismo e civismo dos iratienses. Este local é um cartão postal nosso, uma bela imagem da entrada de nossa cidade. Precisamos preservar e manter”. O prefeito agradeceu o empenho e a doação da família Gomes ao município.

Derbli também relatou estar satisfeito em poder ceder o prédio para o Corpo de Bombeiros. “Assim, estamos melhorando a administração do CB que precisa de um espaço maior. O prédio está sem uso e tenho certeza que a reforma será muito bonita, preservando a sua estrutura histórica. Esperamos que, em breve, tenhamos o Grupamento”. O prefeito finalizou relatando que, junto com Amilton Komntiski e sua equipe, está trabalhando para que a cidade desenvolva em todos os aspectos.

Presentes

Entre os presentes no primeiro ato cívico estiveram o presidente da Câmara de Vereadores, Helio de Melo, vereadores Alberto Schereda, Marcelo Rodrigures, Roni Surek e José Bodnar, secretários municipais, Inspetor Claudio Adão da PRF, Oscar Muchau, presidente da Aciai, Erivelton Fontana da Unicentro e o efetivo da Guara Municipal.

FESTA JULINA E MOTO FEST

No período da tarde, ocorreu a Festa Julina Municipal, na Rua da Cidadania. A ação foi promovida pela Secretaria de Educação de Irati em parceria com o Provopar. Foram 14 apresentações artísticas de escolas municipais e de um grupo de jovens.

Entre o sábado e domingo (01 e 02), a 7ª edição do Irati Moto Fest foi realizada no Parque Aquático. Como atrações, o evento teve apresentações de bandas e festival de food trucks.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação