Entre as destinações, recursos
serão utilizados para compra de maquinário para adequar estradas e curso de
formação da Guarda Municipal
Na manhã desta quinta-feira (27), a Câmara de Vereadores de Irati realizou, oficialmente, o repasse de R$1,1 milhão para os cofres do município. A solenidade ocorreu no salão nobre da Prefeitura. Parte do recurso será utilizada para a compra de maquinário para a adequação de estradas e curso de formação da Guarda Municipal.
No início das comemorações aos 110 anos de Irati, o presidente da Câmara de Vereadores de Irati, Helio de Mello, havia feito o anúncio do repasse ao município durante sessão solene no dia 3 de julho. “A preocupação do Legislativo com a comunidade iratiense é o atendimento, valorização e zelo com o dinheiro público. Estamos vendo que a administração tem vontade, mas não tem condições e é neste sentido que a Câmara tomou essa decisão para se adquirir equipamentos que dêem condições melhores de trabalho para o interior nosso município, pois sabemos da situação agrícola, no advento da nossa safra”.
Repasse terá mais destinos
Além do maquinário para as estradas do interior, o recurso também servirá para pagar os estagiários que foram contratados para os serviços de cadastramento biométrico da Justiça Eleitoral. Do valor repassado pela Câmara, Mello contou que, aproximadamente, R$30 mil serão destinados para o Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI). A Guarda Municipal também receberá uma quantia para que o efetivo possa fazer o curso de formação que é tão necessário para a execução dos seus serviços.
O presidente ainda lembrou que, em outros momentos, o repasse à Prefeitura era realizado no fim do ano, em que o gestor usava o recurso para cobrir as despesas do ano. “Esta iniciativa é um investimento! E toda a nossa cidade vai se beneficiar com esse recurso”.
Prefeito destaca ação inédita da
Câmara
O prefeito Jorge Derbli contou sobre a situação do maquinário do município para atender toda a cidade. “O equipamento que temos hoje é pouco pela demanda de serviços para realizar em todas as localidades do interior. Nosso parque de máquinas tem seis motoniveladoras e seis patrolas – duas para atender o centro e quatro o interior. E sempre temos equipamentos que estão na oficina para manutenção. Por isso, dou os parabéns à Câmara pelo ato inédito de não esperar o fim do ano para fazer o repasse, vendo a necessidade de todo o município”. O Prefeito enalteceu que este é o resultado de uma boa gestão.
Derbli vai utilizar o recurso para a compra de duas patrolas e espera que o processo de licitação ocorra durante o mês de agosto para que, em setembro, as máquinas possam estar trabalhando no município. Em nome de toda a administração, o prefeito agradeceu ainda a disponibilidade de recursos para a GM, PMAI para o planejamento de desenvolvimento da cidade, e garantiu que vai atender o pedido de utilizar parte do repasse da Câmara no fim do ano, para a Santa Casa de Irati.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação