Após um período de testes, a Prefeitura está desligando temporariamente o chafariz da Praça Etelvina Andrade Gomes, a fim de providenciar um padrão elétrico definitivo e adequado para suprir a demanda necessária.
Desde a segunda semana de julho, a Prefeitura efetuou benfeitorias naquela praça, com pintura, limpeza e iluminação. Na ocasião, foram revisados aspectos hidráulicos, elétricos e físicos do chafariz, período em que se constatou que a estrutura oferecia condições de funcionamento, desde que reparos fossem realizados.
“O chafariz estava parado havia muitos anos, portanto era normal que problemas em decorrência disso fossem encontrados e reparos sejam necessários, o que a Prefeitura vem procedendo”, diz o secretário municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik. Apesar da canalização estar em boas condições, há vazamento no reservatório que precisa ser consertado.
Para o prazo de testes foi instalado um padrão elétrico provisório, e o chafariz voltou a funcionar em 28 de julho. A iniciativa agradou em muito à população e, por isso, a administração municipal vai trabalhar no padrão definitivo para
voltar a embelezar em breve aquele tradicional espaço de lazer do iratiense.
A iniciativa está incluída no projeto de revitalização das áreas públicas e de lazer do município. O chafariz foi construído por volta de 1980, na gestão do então prefeito Olavo Anselmo Santini.