Por falta de espaço
adequado, Escola Rural Municipal São Miguel do Itapará está usando barracão
para atender turmas
Desde o fim do mês de julho, o município está realizando a construção de duas novas salas de aula na Escola Rural Municipal São Miguel do Itapará. A obra é realizada com recursos próprios e está 50% concluída. A previsão é de que as salas sejam entregues em dezembro para serem utilizada a partir do ano letivo de 2018.
“Desde 2008, quando a Irmã Ana era diretora da escola, a comunidade fazia pedidos de melhorias para a escola. Foram feitas duas alas, mas nossa demanda aumentou. Os pais sempre vinham nos perguntar quando seriam construídas as salas e, agora, a obra está saindo rapidamente”, contou a Irmã Lourdes Holodiuski, diretora da escola desde 2013.
As obras das salas iniciaram em 28 de julho. “A construção tem 110 m² com um investimento de R$130 mil com recursos próprios do município. A escola recebe alunos de toda a região e não tem salas suficientes para todas as atividades. Esta obra vai suprir as necessidades dos alunos para terem um local adequado para os estudos”, explicou o secretário de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Dagoberto Waidzyk, que destaca a sensibilidade do prefeito Jorge Derbli em atender o distrito do Itapará neste primeiro ano de governo.
Barracão sem
condições de estudo
A escola do Itapará também tem turmas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. São 101 alunos do município e 115 do estado nos períodos da manhã e tarde. “Como todas as salas estão ocupadas, 56 alunos estudam neste barracão, que é usado para as turmas do Pré I e II e para o projeto Mais Educação”, esclarece Irmã Lourdes. São atendidos alunos das comunidades de Linha E, Iratizinho, Água Mineral, Linha B, Pinheiro Machado, Linha F, Campina Branca, Vista Alegre e Faxinal dos Antonios.
Como o barracão é um espaço inadequado para as aulas, as crianças sofrem com todos os tipos de condições climáticas. “Quando chove, temos infiltração. No período do inverno, venta para todo o lado e, já no verão, é muito quente”, descreve a diretora. Além das aulas, o barracão também abriga o depósito de materiais da escola, reuniões e trabalhos dos alunos.
“Há muito tempo, a comunidade estava almejando e insistindo para que fossem construídas as salas para os alunos saírem do barracão. A obra vai atender tanto o município quanto o estado. Estamos com um amplo projeto desde o início do ano para atender as necessidades de todas as escolas. Muitas já foram atendidas com troca de telhado e piso e reformas na cozinha, por exemplo. E, neste trabalho, as escolas do interior estão recebendo melhorias, como o Itapará, que tinha esta prioridade”, destacou a secretária de Educação de Irati, Rita de Cássia Almeida.
Prefeitura quer melhorar área escolar
Futuramente, o município tem outros planos para a escola do Itapará. “Queremos ainda construir uma área de lazer, recreação para as crianças, ocupando mais uma área do terreno da escola. A quadra de esportes, que está muito deteriorada e até perigosa, também vai receber reformas”, adianta Waidzyk.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação