Blitz motivou reflexão sobre atitudes no trânsito

Publicado em: 27/09/2012 00:00

Cartazes, faixas e muito bom humor marcaram a mobilização promovida por estudantes, neste dia 27, com objetivo de incentivar a reflexão sobre o trânsito. Em diferentes pontos da cidade, houve a distribuição de materiais educativos e a conversa com motoristas e pedestres quanto à postura ideal para a circulação pelas vias públicas. Integrantes do Projeto Trânsito é Direito de Todos: Respeite a Vida e Programa Comunidade e Trânsito Jovem estivaram envolvidos na blitz educativa. O trabalho ocorreu das 8h00 às 10h30 na Munhoz da Rocha, na Trajano Gracia, na saída para a PR 153 e nas rotatórias próximas à Praça da Bandeira, à Sanepar e ao Estádio Coronel Emílio Gomes. A secretária municipal de Educação, Zenilda Stroparo, acompanhou as ações. Segundo ela, motoristas e pedestres se mostraram pré-dispostos a receber informações e interagir com os jovens. Alertas quanto à obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, por exemplo, foram constantes durante a blitz. Participaram estudantes das escolas estaduais João XXIII, Florestal Presidente Costa e Silva, Antônio Xavier da Silveira, Duque de Caxias, São Vicente de Paulo e João de Mattos Pessoa. Também colaboraram com o trabalho as autoescolas Senno, Irati, Bells e Santa Rita, membros da Secretaria Municipal de Educação, da Comissão Municipal de Trânsito, do Detran, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Estradas de Rodagem, DER. Materiais educativos Os motoristas abordados durante a blitz educativa receberam a cartinha Educação do Trânsito na escola e o folder Irati, valorizando a vida elaborados pela Prefeitura Municipal de Irati, com apoio do Ministério das Cidades; o folder Você no Trânsito Regras Gerais de Circulação, do Detran/Pr; e adesivos da campanha de segurança no trânsito. Constam nestes materiais informações voltadas aos pedestres, ciclistas e motoristas quanto aos bons hábitos, à prevenção de acidentes, à legislação de trânsito, às infrações e suas penalidades, aos serviços prestados pelo Detran e ao uso das ciclovias. Passeio ciclístico Para encerrar as atividades do ano de 2012 do Projeto Trânsito é Direito de Todos: Respeite a Vida e do Programa Comunidade e Trânsito Jovem, está programado um passeio ciclístico para o dia 05 de dezembro. O trajeto será entre o ginásio de esportes Agostinho Zarpellon Junior e o Parque Aquático. Após a chegada, haverá premiação do concurso de produção de textos Ciclovias de Irati Qualidade do Trânsito e Segurança do Ciclista. Este concurso envolve alunos das escolas municipais, matriculados no 4o e 5o ano, que durante este ano tiveram palestras sobre o tema e apoio de material educativo. Os alunos autores dos oito melhores textos receberão bicicletas e equipamentos de segurança como prêmio. Os itens foram doados por empresas iratiense que colaboram com o Programa de Segurança e educação no trânsito.