O primeiro evento da programação da Festa do Pêssego 2017 foi a Etapa Irati do Concurso de Queijos Artesanais do Paraná, realizado ontem (01), no Centro de Processamento de Alimentos, anexo às instalações da Feira de Hortifrutigranjeiros de Irati. O evento, realizado com apoio da Secretaria de Agricultura de Irati é uma parceria entre a Emater e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Participaram da competição 15 produtores das regiões de Irati, Ponta Grossa e União da Vitória. Os classificados desta fase, a 3ª regional, foram produtores das cidades de Castro, Carambeí e Porto Vitória. Ainda haverá mais quatro etapas, até a final, que acontecerá em 20 de julho de 2018, no Mercado Municipal de Curitiba.
Mari Stela Bischop, Coordenadora Estadual de Negócios de Mercado da Emater, diz que o concurso tem o objetivo de identificar e dar visibilidade a este tipo de produto artesanal. “São produtos diferenciados da agricultura familiar que precisam deste tipo de estímulo para buscar mercado”, comenta.
“Os requisitos imprescindíveis para participar da competição é o queijo maturado, de no mínimo 20 dias, e rebanho com atestado sanitário”, detalha a coordenadora.
Três jurados avaliaram os queijos inscritos: uma empresária de produtos artesanais, um servidor do Ministério da Agricultura e uma engenheira da Emater.
Os três selecionados da Fase Irati do Concurso de Queijos Artesanais do Paraná, e os das demais etapas, serão premiados com uma viagem a uma região queijeira do Brasil em 2018.