Abertas inscrições para os cursos técnicos do IFPR em Irati

Publicado em: 05/10/2012 00:00

Interessados em estudar no Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Irati têm até o dia 1º de novembro para efetuar a inscrição no Processo Seletivo 2013. A novidade é que está sendo implantado o Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática, ou seja, o ensino médio profissionalizante. Serão ofertadas 40 vagas e o início das aulas acontece em 2013. O Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática possibilita que o aluno curse as grades curriculares dos ensinos médio e técnico oportunizando uma formação sólida na área. Ao longo de três anos o estudante aprenderá técnicas para desenvolvimento de sistemas e ao término do curso poderá ingressar no mercado de trabalho como técnico em informática, atuando nos setores público, privado e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, essencialmente envolvendo programação de computadores. Outras 80 vagas serão distribuídas entre os cursos técnicos de Agroecologia e Informática, na modalidade Subsequente, ou seja, para pessoas que já concluíram o Ensino Médio. Para esta modalidade, as aulas ocorrem no período noturno com duração de dois anos. Como se inscrever As inscrições custam R$ 30 e devem ser realizadas por meio do site www.ifpr.edu.br. Pedidos de isenção da taxa serão aceitos até o dia 15 de outubro. No dia 16 de dezembro serão realizadas as provas. Para ingresso no Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática a prova avaliará conhecimentos referentes ao Ensino Fundamental. Já a seleção para os cursos técnicos subsequentes irá considerar conhecimentos relativos ao Ensino Médio. Das vagas oferecidas, 40% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes oriundos de escolas públicas. Ainda a cotas de inclusão racial, destinadas a candidatos indígenas e a pessoas com deficiência. Candidatos que já possuem curso superior não poderão candidatar-se às vagas de inclusão racial, social, ou às vagas destinadas a indígenas e pessoas com deficiência. Mostra de Cursos Neste mês de outubro, todos os câmpus do IFPR promovem eventos para explicar aos candidatos os detalhes sobre os cursos e a instituição. No Câmpus Irati, a Mostra de Cursos será realizada nos dias 18 e 19, das 8h às 22h. No site do IFPR os candidatos têm acesso ao Guia de Cursos, datas e horários da mostra em cada Câmpus, entre outras informações.