Com inscrições encerradas no último dia 02, acontece neste domingo (08),
o Cicloturismo 2018, Rota Itapará. O trajeto partirá de Água Clara e terá 20 Km de extensão, encerrando em Itapará. Para chegar em Água Clara serão disponibilizados aos participantes ônibus e caminhões.
O circuito contará com equipes de apoio, que acompanharão todo o trajeto, para prestar assistência aos ciclistas em qualquer momento que for necessário. O Cicloturismo Irati também terá, no dia da realização, café da manhã, almoço e distribuição de água.
A promoção é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio da Sanepar, Caminhos do Paraná,Ivasko Supermercados, Terra dos Pinheirais, Deragro, Cicles Guarany, Pirubikes, Cathio Construtora, Laboratório Sékula e Moageira.
Maiores informações pelo telefone 3907 3030.
Roteiro
A programação do Cicloturismo 2018 começará com a chegada dos participantes ao Parque Aquático, às 07h. Ônibus e caminhões levarão todos os ciclistas até o início do trajeto, conforme discriminado abaixo:
Km 00 – Partida em Água Clara, às 09h.
Km 05 – Café da manhã em Faxinal dos Antônios.
Km 05 – Visitação às Cachoeiras de Faxinal dos Antônios.
Km 10 – Travessia do rio em Água Mineral.
Km 12 – Passagem pela Igreja de Água Mineral.
Km 13 – Trajeto final da estrada de Água Mineral a Itapará.
Km 19 – Passagem pela Igreja Ucraniana Assunção de Nossa Senhora.
Km 20 – Visitação à cachoeira de Itapará.
O encerramento acontecerá com almoço no pavilhão da Igreja Ucraniana Assunção de Nossa Senhora, e apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo.
Recomendações necessárias
Para participar do Cicloturismo 2018, é necessário observar algumas normas de segurança e procedimentos. As principais recomendações são:
O uso do capacete é obrigatório. Se possível, levar luvas e roupa sobressalente, além de levar documentos pessoais.
É importante fazer uma revisão geral, como pneus, graxa, marchas e freios. Se tiver câmara reserva, é recomendável levar.
Levar ferramentas para consertos rápidos, e óleo para lubrificar a corrente, pois haverá trechos passando por dentro de rios.
Levar um cobertor ou outro tipo de embalagem, para que possa enrolar a bike, para colocar no bagageiro do ônibus ou carroceria do caminhão, evitando que ela risque e também danifique outras bikes. Levar também extensor elástico.
Andar sempre na mão direita, como automóvel, obedecendo a sinalização, pois as estradas não serão fechadas.
Ficar atento que em determinados trechos do trajeto, a velocidade é um pouco mais elevada.
Estar preparado para pedalar aproximadamente 20 km em estradas de chão e pedras soltas.
Se chover a etapa será mantida da mesma forma.
O que será disponibilizado
Para a realização do Cicloturismo 2018, a organização do evento está disponibilizando vários recursos para atendimento aos participantes.
Haverá ônibus para transporte de pessoas do Parque Aquático, até o Km 00 do roteiro, que inicia em Água Clara, e também para os que abandonarem o roteiro.
Será oferecido apoio tático com batedores, acompanhamento de equipe para primeiros socorros e caminhão para transporte de bicicletas, em caso de avaria ou desistência.
A inscrição dará direito a água durante toda a extensão do trajeto, além de lanche e almoço.
A organização do evento não se responsabilizará por ciclistas que, eventualmente, não acompanharem o trajeto, como estipulado na inscrição.