Prefeitura inicia obras no Chafariz da Praça da Matriz

 

Publicado em: 10/04/2018 09:40

Whatsapp

 

Estrutura estava comprometida e obra deve finalizar em, aproximadamente, 90 dias

Na semana anterior, a Prefeitura de Irati deu início à reforma do chafariz da Praça Etelvina Andrade Gomes, conhecida também por Praça da Matriz. O chafariz foi reativado com o objetivo de fazer um teste para a Festa de São Cristóvão, em agosto de 2017. Mas, por problemas em sua estrutura, foi paralisado novamente. Agora, a Prefeitura realizou um novo projeto para o retorno definitivo deste cartão postal da Praça.

Quem viu o chafariz funcionando há muitos anos, guarda bonitas lembranças dos passeios na Praça. Nestes últimos anos, ele permaneceu desativado. “Neste teste, pudemos verificar que havia infiltração, canalização obsoleta e um problema estrutural das taças, incluindo um grande vazamento”, relatou o secretário de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Dagoberto Waydzik. Com estas constatações, a Prefeitura procurou elaborar um projeto para fazer uma remodelação definitiva desta importante obra.

Derbli pediu início das obras

O prefeito Jorge Derbli acompanhou o teste realizado em 2017 e determinou que a Prefeitura realizasse um novo estudo para dar uma solução ao Chafariz. “Desde o início da gestão já tinha a ideia de mexer com o Chafariz. Então, fizemos o teste para sabermos o que deveria ser feito. Com a finalização do novo projeto, pudemos ter uma noção do que seria necessário e, assim que possível, determinei o início das obras”.

Derbli destaca que a praça recebeu nova pintura e o local, pelo fluxo de pessoas e movimento, merecia a reativação do Chafariz. “A praça é um lugar de prática de atividade física e muitas famílias têm momentos de lazer durante as tardes. O Chafariz funcionamento vai embelezar, ainda mais, aquela região da cidade”.

O que será feito

Neste ano, foi feito um novo projeto para o Chafariz com tudo que é necessário para funcionar por muito anos. “Haverá uma casa de comando elétrico, bombas com filtro e tubulação de PVC novas, impermeabilização do piso e clorador de água para evitar contaminação e doenças”, explica Waydzik. A antiga tubulação, por exemplo, era de ferro e estava totalmente comprometida.

A empresa que está executando esta obra é a Construtora Catho, de Irati, por meio de registro de preço. A previsão é de que a obra seja finalizada em 90 dias, aproximadamente.

Texto e foto: Assessoria