Irati restringe tráfego de caminhões acima de 7 t

Publicado em: 18/10/2012 00:00

O tráfego de caminhões com peso acima de sete toneladas está sendo restrito na área urbana de Irati em algumas ruas e em horários específicos. A medida, que já vem sendo implantada pela Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo há algum tempo, tem o objetivo de desafogar o trânsito das principais ruas da malha urbana nos dias úteis da semana. Dados fornecidos pelo DETRAN-PR justificam a preocupação. Observado o período de seis anos, de setembro de 2006 a setembro deste ano, a frota circulante em Irati cresceu a uma média de mais de 1900 veículos ao ano, passando de 16.299 naquele levantamento, para os atuais 27.898 em 2012, segundo as últimas informações publicadas na página oficial do DETRAN-PR. Isto representa um aumento de 71,16% dos veículos do município, sem contar o constante fluxo de carros das cidades vizinhas que circulam por Irati, em função de sedes regionais de autarquias estaduais e federais que aqui estão situadas. Com a conclusão da Avenida Perimetral João Stoklos e dos demais trechos pavimentados que compõem o corredor Linha Viva, o tráfego de veículos pesados de um ponto a outro da cidade foi totalmente equacionado e os caminhões que necessitarem efetuar carga e descarga no trecho central da área urbana, precisarão obedecer aos horários normatizados pela secretaria. Com toda a sinalização já instalada, caminhões acima de 7 t estarão restritos ao tráfego nestas vias, de segunda a sexta, das 09 às 19h, e aos sábados, das 09 às 13h. Aos domingos e feriados a regulamentação não vigora e estes veículos poderão circular por estas vias. Ruas Estão restritas ao tráfego de caminhões com mais de 7 t, nos horários acima mencionados, as ruas: MUNHOZ DA ROCHA, na extensão da Rua Carlos Thoms, até seu final, na confluência com a Rua Doutor Correia e Avenida Vicente Machado; 15 DE JULHO, no trecho que vai desde a Rua Coronel Emílio Gomes até o início da Rua Conselheiro Zacarias, na rotatória da Rua da Liberdade; CORONEL EMÍLIO GOMES, desde a Rua 15 de Julho até o encontro com a Rua Padre Paulo Warcovcz, imediações do SESI; VICENTE MACHADO, desde o final da Rua Munhoz da Rocha, até a Rua Doutor Fernando Seiller Rocha; DOUTOR CORREIA, desde a Praça da Amizade, proximidades da prefeitura, até o cruzamento com a Rua Coronel Pires; ALFREDO BUFREM, no trecho entre as ruas 15 de Julho e Doutor Correia; BAR??O DO RIO BRANCO, desde a Rua Alfredo Bufrem até a Rua Coronel Pires; CORONEL GRACIA, em toda a extensão que vai da rotatória da Rua da Liberdade, até o encontro com a 19 de Dezembro, proximidades da Praça Magdalena Anciutti; 19 DE DEZEMBRO, no pequeno segmento entre a rotatória do alto da 15 de Novembro até o início da Rua Coronel Grácia, passando em frente ao Colégio Nossa Senhora das Graças; 15 DE NOVEMBRO, partindo do semáforo na Rua da Liberdade até o cruzamento com a Rua Coronel Pires, proximidades da Escola Duque de Caxias; PADRE PAULO WARCOVCZ, desde o final da Rua Coronel Emílio Gomes, imediações do SESI, subindo em direção ao trecho em que passa a se chamara Rua José Dama Soares, no cruzamento com a Rua Fernando Seiller Rocha. Adequações necessárias O trânsito em Irati está crescendo muito, e várias medidas para adequar o tráfego e minimizar o problema decorrente dele são extremamente necessárias, explica o Secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Diórgenes Ditrich. Segundo ele, é preciso que o comércio tente seguir estes horários para carga e descarga de seus produtos e mercadorias, como já aconteceu com outras cidades de porte médio ou semelhante a Irati, que igualmente sofrem com o crescimento exponencial da frota de veículos e tiveram que buscar alternativas. Ditrich explica que além das cerca de 20 placas de sinalização quanto à limitação dos veículos pesados posicionadas nos principais cruzamentos e entradas das vias restritas, outras 15 estão instaladas nos meios de quadras e pontos estratégicos, especificando os horários de carga e descarga. A regulamentação do tráfego pesado na área central é mais uma das fases necessárias para organização do ESTAR, o estacionamento regulamentado, e mais um complemento para melhoria do sistema viário urbano em Irati, finaliza Ditrich.