Nas últimas semanas, as Secretaria de Serviços Rurais paralisaram suas atividades em função da greve nacional, que afetou o abastecimento de combustível, e também pelas chuvas que impediram a readequação e cascalhamento das estradas. Para reorganizar o serviço, as equipes trabalharam no último fim de semana e prosseguem com os trabalhos em Gonçalves Junior sentido Itapará, nas localidades de Campina de Gonçalves Junior, Rio do Couro chegando ao Cerro da Ponte Alta.
O secretário de Serviços Rurais, Anselmo Stadykoski, esclarece que os serviços já haviam iniciado nestas regiões. “Nós havíamos feito o patrolamento nestes locais, mas a greve e depois, as chuvas, impediram a continuidade deste trabalho. Agora, retomamos e faremos a conclusão destes trechos até as condições climáticas nos permitirem”. Além dos serviços de reparos, uma cascalheira na localidade de Gonçalves Junior está fornecendo o material para o revestimento destes pontos.
No fim de semana, o prefeito Jorge Derbli esteve acompanhando estes serviços e, nesta segunda-feira (11) também se deslocou até estes locais para avaliar o que está sendo feito. “Nossa dificuldade foi principalmente em relação às chuvas que causaram vários atoladores nas estradas. Mas com a cascalheira perto, estamos conseguindo dar agilidade aos trabalhos. Temos muito serviço a ser feito, estamos trabalhando e nos esforçando para isso”.
Outras frentes de trabalho nesta semana
Além destes locais entre Gonçalves Junior e Itapará, há frente de serviços em Governador Ribas e uma máquina está iniciando as atividades na região do Itapará, atendendo a Linha F de primeiro momento.
Próximas comunidades atendidas
Finalizando um destes trabalhos, uma equipe fará reparos em pontos críticos no Cerro da Ponte Alta sentido Cachoeira do Palmital e em Pinhal Preto. Outra frente de trabalho seguirá para a comunidade de Cochinhos e mais uma equipe se deslocará para fazer a readequação na estrada principal do Pinho de Baixo.
45 pontes no interior
A Secretaria de Viação e Serviços Rurais atende 5 mil km de estradas no interior do município. Em 16 meses, foram construídas e reformadas 45 pontes, atendendo todas as regiões, como Água Clara e Barra do Gavião, Cadeadinho e Cachoeira, Monjolo, Água Fria, Linha B de Gonçalves Junior, Água Mineral e Linha Ordenança.
Cascalho, bueiros e patrolamento
Foram extraídas, transportadas e aplicadas cerca de 12 mil cargas de cascalho para revestimento das estradas, somando 11 mil horas trabalhadas de máquinas. Até então, a Secretaria executou 3 mil km de patrolamento. Entre 2017 e 2018, foram feitos 2 km de bueiros novos e mil metros em tubos e mil metros em tubos reaproveitados.