Alunos ganham nova escola municipal no Centro Cívico

Publicado em: 18/10/2012 00:00

Mais de duzentos alunos da rede municipal de ensino de Irati começaram a estudar, neste dia 17, em um novo prédio que integra a infraestrutura do setor de educação. Trata-se da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento, construída pelo Município no Centro Cívico, para atender os alunos do Jardim III ao 5o ano que, até então, dividiam espaço com a rede estadual no Colégio Duque de Caxias e a escola municipal denominava-se Pequeno Duque. Também serão atendidos na nova escola todos os alunos do Centro de Educação Especial, além de alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos, EJA. ?? um espaço nosso, tranquilo, arejado, as salas são maravilhosas, os pais aceitaram bem a mudança e a maioria dos funcionários está satisfeita com o local de trabalho, define a diretora da escola Silmara Aparecida Thomaz. E ela anuncia que além de melhor infraestrutura, já no dia 24, terá início a educação em tempo integral. Com isto, 120 alunos permanecerão na escola durante sete horas por dia, onde além do ensino regular, terão acesso a atividades no contra turno. Nos dias 22 e 23 realizaremos as matrículas para a educação integral, quando iremos conversar com os pais para estimulá-los a se envolverem cada vez mais no processo educacional dos filhos, afirma a diretora, comemorando a implantação do Programa Mais Educação na escola. Ela conta que cinco profissionais voluntários atuarão na coordenação das oficinas programadas para o contra turno. São pessoas que receberão uma bolsa auxílio destinada ao custeio do transporte e da alimentação, para ministrar as oficinas de inclusão digital, esporte e lazer, meio ambiente, português e matemática, diz. O Programa Mais Educação é uma parceria entre o Município e o Governo Federal que amplia as oportunidades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental. Município investe mais de R$ 1 milhão na obra A nova escola tem 1.053 m2 de área construída e foi feita com recursos próprios do Município e colaboração do Governo Federal. São seis salas de aula, banheiros, banheiros adaptados, laboratório de informática, biblioteca, praça de alimentação, área de lazer, cozinha industrial, copa, depósito, muro, gradil, rampas, áreas próprias para a estimulação visual, pisos táteis e barras de proteção. A obra foi feita com investimento de R$ 1,34 milhões, sendo R$ 1,04 milhões custeados pelo Município e R$ 300 mil de repasse do Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Através de um planejamento financeiro bastante consciente, conseguimos economizar e fazer esta grande obra, que oferecerá condições mais adequadas à faixa etária das crianças, com carteiras em tamanho ideal, por exemplo, além de toda a estrutura criada para o Centro de Educação Especial, afirma a secretária Municipal de Educação Zenilda Stroparo. Ela comenta que, ao dividir espaço com o Colégio Duque de Caxias, os alunos compartilhavam da estrutura destinada aos adolescentes. A diretora da escola lembra que a edificação do prédio era uma reivindicação antiga da Associação de Pais, Mestres e Funcionários. A APMF agradece ao chefe do Núcleo de Educação e a diretora estadual pelo tempo em que a escola funcionou em dualidade e hoje um sonho de anos se concretizou que é um espaço somente para os nossos alunos, com maior liberdade e comodidade, finaliza Silmara. Atualmente a escola atende 207 alunos. São 150 estudantes matriculados no ensino regular, que compreende desde o Jardim III ao 5o ano e EJA e 57 alunos matriculados na educação especial e EJA especial. Para o prefeito Sergio Stoklos, a nova escola é motivo de orgulho. Esta foi a escola onde estudei no ensino fundamental, que agora está indo para um prédio próprio, moderno e plenamente adequado à realidade do momento, sinto-me orgulho por esta conquista. Educação Especial Junto à escola Matilde Araújo do Nascimento funcionará o Centro de Educação Especial para atender crianças com deficiências visual, auditiva ou intelectual, através do uso de recursos diferenciados que facilitam a aprendizagem. Todo o projeto de construção da escola foi feito pensando na educação especial, pois é a única que oferece este tipo de ensino, destaca Silmara, enumerando que há rampas de acesso, corredores mais largos, barra, banheiros adaptados e piso tátil. Para a secretária de educação, além da estrutura adequada, trata-se de uma grande conquista devido à inclusão das crianças especiais junto às demais crianças da escola. O Centro de Educação Especial funcionava em um imóvel alugado, devido à falta de espaço, apesar de fazer parte da escola Pequeno Duque. Inauguração A Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento será inaugurada oficialmente no dia 31 de outubro, às 14h00. Toda a comunidade está convidada a participar da cerimônia.