Publicado em: 18/10/2012 00:00
Irati acaba de ganhar um dos 10 novos núcleos nacionais do Programa Viva Vôlei, projeto que foi iniciado em 1999 pela Confederação Nacional do Vôlei (CNV) e que contempla nesta etapa municipal, a Guarda Mirim.
A diretriz do programa é educar e socializar meninos e meninas de 7 a 14 anos através do esporte. Inicialmente 100 integrantes da Guarda Mirim estarão incluídos no núcleo de Irati, mas com a participação de mais professores de Educação Física da Unicentro, o programa poderá abranger cerca de 200 crianças no município, comenta Orlando Azevedo, que é coordenador da Guarda Mirim de Irati.
Segundo Azevedo, o termo de cooperação foi firmado há 60 dias, e a escolha da Guarda Mirim como contemplada partiu de indicação do Banco do Brasil, em função da entidade iratiense estar cumprindo todas as metas, principalmente na questão de inclusão social. Na tarde do último dia 17, cerca de 70 crianças nesta faixa etária, já incluídas no Núcleo Viva Vôlei de Irati, fizeram uma demonstração do funcionamento do programa para a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), orientadas pelos técnicos e professores, e já utilizando o material repassado pela CNV, como coletes, redes, bolas e balizas.
Inauguração dia 27
A inauguração do Núcleo Viva Vôlei de Irati está marcada para dia 27 deste mês, um sábado, às 9h, no Parque Aquático de Irati. Na cerimônia que contará com a participação das crianças da Guarda Mirim, será feita uma descrição do funcionamento do programa e os processos que foram seguidos para a conquista do núcleo municipal.
De forma resumida, o Viva Vôlei foi criado para satisfazer as necessidades de diversão, movimento e integração das crianças brasileiras, visando ampliar, da esfera esportiva à social, os princípios fundamentais do esporte através da contribuição no desenvolvimento integral e na construção de valores éticos e morais de seus praticantes. Valores éticos e morais que são justamente a tônica da Guarda Mirim, acentua o coordenador do projeto.
A inauguração no dia 27, também contará com o padrinho do Núcleo de Irati, o curitibano Emanuel Rego, jogador de vôlei de praia, campeão olímpico e tricampeão mundial. Orlando Azevedo, voluntário do Banco do Brasil e coordenador da Guarda Mirim está muito entusiasmado com a conquista do Viva Vôlei em Irati. Devemos muito ao Banco do Brasil a oportunidade de reativar a Guarda Mirim em Irati e esta nova etapa obtida trará muitos benefícios para nossos jovens, enfatiza.