Publicado em: 19/10/2012 00:00
O poema Melhor Lugar Não Há de autoria da aluna Thaís Cristina Novak, do 5º ano da escola São Miguel do Itapará, foi classificado no último dia 17, na etapa estadual da 3ª Olimpíada de Português.
O poema da estudante, que tem como orientadora a professora Augusta Voziniak, já havia sido classificado na etapa municipal, que aconteceu no dia 17 de setembro e, antes disso, foi um dos selecionados na fase escolar. Agora o poema Melhor Lugar Não Há, vai para a fase regional que engloba os três estados do sul do Brasil, representando Irati e o Paraná e que acontecerá em Fortaleza (CE), no mês de novembro.
A 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, neste ano teve como tema O Lugar Onde Vivo, sendo que em Irati participaram alunos das escolas municipais e estaduais, com 41 trabalhos nos gêneros Poesia, Crônica, Artigo de Opinião e Memória Literária.
Toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Irati recebeu com euforia e orgulho a notícia da classificação estadual, parabenizando o trabalho dos alunos, professores e todos os demais envolvidos, e com o entusiasmo de saber que um pouco da educação municipal de Irati será levado ao oposto extremo do Brasil, onde acontecerá a etapa regional.
Desafio
Para Edna Aparecida Pereira, coordenadora pedagógica e coordenadora da Olimpíada no Município de Irati, o trabalho com a Olimpíada vem ao encontro das reais necessidades que a educação tem hoje, pois fazer com que nossos alunos produzam textos com coerência, e fazer com que saibam interpretar o que escrevem, ainda é um grande desfio para a grande maioria de todos nós professores. Escrever com sentimentos e conseguir provocar sentimentos nas pessoas e um desafio maior ainda, comemora. A Olimpíada de Português oferece esta oportunidade, pois o tema sugerido este ano O Lugar Onde Vivo - favoreceu aos professores o trabalho com a emoção aliada à produção da escrita, um dos fatores primordiais no processo escolar, complementa Edna Pereira.
Esforço conjunto por educação de qualidade
Para Zenilda Stroparo, Secretária Municipal de Educação de Irati, este resultado estadual enaltece o trabalho de todos que trabalham por uma educação com mais qualidade. Para ela, a Secretaria Municipal de Educação reconhece o trabalho dos professores que acreditam no potencial de seus alunos, e desenvolvem ações que contribuem para que os mesmos evoluam cada vez mais no processo de aprendizagem.
Zenilda ainda comenta que a Secretaria de Educação de Irati sempre incentivou e incentiva ações como esta e reconhece o empenho de todos os professores e alunos que participaram deste trabalho, bem como da Comissão Municipal que selecionou os escritos e teve a competência de analisar criteriosamente os trabalhos de acordo com o regulamento proposto.
Foram inscritos na etapa Municipal, 19 poemas, 6 memórias literárias, 12 crônicas e 4 artigos de opinião. A comissão avaliou todos os trabalhos enviados pelas escolas e classificou cinco deles para a fase Estadual, cujo resultado saiu na última quarta-feira (17).
Melhor lugar não há.
Perto da Serra da Esperança
No interior do Paraná
Existe um lugarzinho
Que se chama Itapará.
Lugar de pessoas simples
Onde o respeito e a paz prevalecem
Aqui pessoas são muito felizes
Quase nunca entristecem.
Localidade formada por imigrantes
Não são americanos nem holandeses
Formada por ucranianos
E também por poloneses.
Terra de um povo educado
Gentil e trabalhador
Que luta bastante
Para se tornar vencedor.
Um povo de muita fé
Realizando Romarias
Que se doam de coração
Para a Santíssima Virgem Maria.
Aqui se fala diferente
Com sotaque "arastado"
Isso é legal
Mas às vezes, complicado.
O povo gosta de música raiz
Tocada com gaita, pandeiro e violão
Quando tocadas em festas
Animam o povão.
Itapará vem evoluindo
Tendo uma quadra lá no alto
Uma escola com Ensino Médio
Aqui já tem até asfalto.
Vivemos da agricultura
Da soja, milho, feijão e fumo
Fumo que é uma droga
Não sendo bom pro consumo.
Mas o povo o planta
Sem outra opção
Pois é o dinheiro do fumo
Que sustenta a população.
Assim é o lugar que amo
Nada de Rio de Janeiro, Guarujá
Gosto muito daqui
Melhor lugar não há.
Aluna: Thaís Cristina Novak
Professora: Augusta Vosniak
Escola: São Miguel do Itapará