Cultivo do girassol recebe incentivo e anima agricultores iratienses

Publicado em: 09/01/2012 00:00

A Secretaria Municipal de Agricultura está incentivando e dando assistência técnica às plantações de girassóis dos produtores rurais em Irati. Em maio de 2011 foi inaugurada na comunidade de Gonçalves Júnior, a Girassol Cooperativa Agroindustrial da Região Centro-Sul do Paraná. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano haverá a primeira colheita de girassol de forma organizada pelos agricultores. Ao todo, nove produtores rurais estão trabalhando no cultivo do girassol em 15 hectares de terra e a produção envolve quatro localidades rurais. O agricultor Wilson Karas, tem uma área de cultivo de dois hectares e espera, apesar dos 50 dias de estiagem, ter uma produção de 80 sacas por hectare. O girassol é uma cultura forte que resiste às adversidades do tempo e do clima. Além da estiagem, a planta também enfrentou tempestades de granizo, mas o que realmente prejudicou o desenvolvimento da lavoura foi o tempo seco, conta Karas. Para Airton José Brandalize, a iniciativa da plantação de girassol trará benefícios para sua propriedade. Estamos confiantes que a cultura vai dar certo, esse é o primeiro ano, então ainda é uma fase de avaliação do cultivo. O apoio que temos recebido da secretaria vem contribuindo para acreditarmos na agregação de valor e utilidade da planta, comenta Brandalize. Cultura O engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Antonio Sidnei Martins, conta que este ano houve estiagem no período de florada dos girassóis, o que repercute de forma negativa na produtividade. A estimativa é que a produtividade total chegue a 15 toneladas, segundo estatísticas gerais, visto que este é o primeiro ano de cultivo em Irati. Mesmo com essa situação, os agricultores estão satisfeitos com a resistência da planta, é esperado uma boa colheita, afirma. Na Cooperativa localizada em Gonçalves Júnior há uma máquina que faz o processamento das sementes, extraindo o óleo para comercialização. Uma outra máquina faz a moagem das folhas, caule e bagaço, e produz as chamadas tortas que são utilizadas como ração, principalmente para o gado leiteiro. O girassol oferece ao produtor rural diversificação e incremento na propriedade, além de contribuir por agregar mais valor em sua comercialização. No momento estamos focando a atividade em agricultores que trabalhem com o gado leiteiro, devido ao aproveitamento da planta, que se torna uma ração de alto valor nutricional aos animais, aponta o engenheiro agrônomo. O agricultor Wilson Karas fala ainda da praticidade da plantação combinada à criação de gado leiteiro. O gado não come os girassóis porque as folhas são duras e ásperas, descobri isso por acidente e fiquei contente por mais essa facilidade que o cultivo nos proporciona, diz. Cooperativa A Girassol Cooperativa Agroindustrial da Região Centro-Sul do Paraná tem como objetivos prestar serviços aos seus sócios e auxiliar no desempenho da atividade econômica rural desenvolvida, compreendendo as diversas culturas existentes, e não apenas o girassol. A Cooperativa contribuirá ainda para o recebimento, transporte, classificação, padronização, armazenagem, beneficiamento, industrialização e comercialização da produção. A iniciativa funciona numa parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).