Outubro Rosa encerra, conscientização deve prosseguir

Publicado em: 30/10/2012 00:00

Encerrando em 31/10, a Campanha Outubro Rosa visa alertar mulheres a partir dos 40 anos, para a necessidade dos exames clínicos anuais, a fim de se prevenir ou detectar precocemente casos de câncer de mama. Para mulheres com históricos familiares de câncer, recomenda-se o mesmo procedimento a partir dos 35 anos. A campanha acabou, mas a conscientização das mulheres deve prosseguir, pois a doença não aponta para a diminuição de incidências. Irati aderiu ao movimento em 2010 e, desde então, a Imagem de Nossa Senhora das Graças, ícone da cidade, no mês de outubro ilumina-se de rosa, a exemplo de vários monumentos semelhantes ao redor do mundo, numa espécie de padronização da mobilização. Este ano, a programação em Irati, que vem sendo coordenada pela ANAPCI (Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati), também contou com a distribuição de panfletos de esclarecimento e laços de cor rosa alusivos à campanha, e ainda abordagens nas ruas, através do trabalho de estudantes, voluntários e funcionários da 4ª Regional de Saúde. Até o final deste ano de 2012, o Brasil registrará aproximadamente 52.500 novos casos de câncer de mama. A estimativa é do Instituto Nacional do Câncer José de Alencar (INCA). 208 mamografias mensais No município de Irati são disponibilizadas 208 mamografias mensais, as quais são todas marcadas pela Secretaria Municipal de Saúde. As mamografias com alterações (nódulos ou texturas incomuns) são encaminhadas, dependendo de cada caso, para nível secundário, que geralmente consiste numa ecografia para dispersar dúvidas, e nível terciário, que seria já o tratamento em si, em suas várias modalidades. A marcação de mamografias é disponibilizada em todas as unidades de saúde de Irati. A secretária Deise enfatiza que a procura pelos exames específicos não deve se dar apenas nos períodos de campanhas e mobilizações, em que o apelo da imprensa é maior, mas todos os meses. ?? importante ressaltar que a oferta deste número mensal de mamografias se mantém durante todo o ano. E complementa: igualmente importante e plenamente acessível às mulheres de Irati é o exame de colo de útero, que também pode chegar a 100% de cura nos casos de diagnóstico de câncer, desde que detectado precocemente. Em Irati, para informações adicionais, procure o setor de Saúde da Mulher, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, e fale com Eva ou Margarete. O telefone é 3907 3143. Fatores de risco O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. ?? também o de maior magnitude em que é passível de prevenção primária, ou seja, prevenir a ocorrência, ou secundária, que é a detecção precoce. A idade continua sendo o principal fator de risco para o câncer de mama. As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos e, posteriormente, esse aumento ocorre de forma mais lenta. Contudo, outros fatores de risco já estão bem estabelecidos, como, por exemplo, aqueles relacionados à vida reprodutiva da mulher como menstruação precoce, nuliparidade (nenhuma gestação em toda a idade fértil), idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, anticoncepcionais orais, menopausa tardia e terapia de reposição hormonal, história familiar de câncer da mama e alta densidade do tecido mamário (razão entre o tecido glandular e o tecido adiposo da mama). Prevenção Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez. O autoexame dos seios não é estimulado como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que este tipo de exame pela própria mulher faça parte apenas das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo. O exame das mamas feito pela própria mulher, portanto, não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade. Sul e Norte O câncer de mama é o tipo de neoplasia mais frequente nas mulheres da região Sul do País, com 65 registros a cada 100 mil mulheres, contra 19 casos em cada 100 mil mulheres na região Norte. A secretária municipal de saúde de Irati, Deise Daniliszyn acredita que este alto índice registrado no sul do país, reflete a boa estrutura existente para exames e diagnósticos efetivos que a região possui, o que já não é observado no norte e nordeste brasileiros, o que gera esta desproporção nos números. No Paraná, segundo a 4ª Regional de Saúde, a proporção é de 52 por 100 mil. Em 2011, a 4ª Regional registrou cinco óbitos vinculados à doença, e até agosto deste ano, outros cinco.