Publicado em: 06/11/2012 00:00
No próximo dia 14, o CRAS da Lagoa fará o lançamento do seu jornal próprio, intitulado Gazeta do Conhecimento. A publicação foi totalmente trabalhada pelos adolescentes que fazem parte do programa, e que definiram os temas das reportagens e se encarregaram da editoração eletrônica. A iniciativa já vem sendo trabalhada há cerca de um ano entre os jovens, como mais uma medida de agregar conhecimentos diversos e domínio de novas atividades.
?? um projeto realizado pela direção de psicologia da entidade, no formato de estágio profissional dentro da área de psicologia social e comunitária. Entre os assuntos abordados pelo jornal está o problema de animais abandonados, do lixo no bairro, e também atividades de recreação e informações gerais.
Para sua concepção, o CRAS da Lagoa recebeu o apoio do Jornal Hoje Centro Sul, que realizou uma capacitação com os adolescentes envolvidos no projeto, para o aprendizado do processo de diagramação com o uso de um software livre (gratuito). Houve também o apoio do Campus de Irati da Unicentro e da Prefeitura Municipal.
Desigualdades
Atualmente o CRAS da Lagoa tem cadastradas 800 famílias. Entretanto, o território abrangente é de aproximadamente 4.500 famílias, o que engloba além do Bairro Lagoa, Alto da Lagoa, Jardim Orquídea, Loteamento São Miguel, Vila Raquel, Cruzeiro do Sul, São Pedro e Jardim Kennedy.
O CRAS da Lagoa conta com coordenador, assistente social, psicólogos, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais. A sigla significa Centro de Referência de Assistência Social e é um equipamento governamental responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Por meio da entidade, as famílias em situação de extrema pobreza passam a ter acessos a serviços e acompanhamento em programas de transferência de renda. ?? a porta de entrada do cidadão à perspectiva de prevenção, minimização e separação das desigualdades sociais.
Início
O CRAS da Lagoa começou a funcionar em Irati no ano de 2008. Em parceria com o projeto municipal Vivendo nos Bairros já contou com atividades como capoeira, oficina de violão, percussão e inclusão digital.
Todo trabalho visa promover a emancipação social das famílias, fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento da cidadania de seus membros. Em seu trabalho contínuo, realiza ações de inclusão sócio-familiar através de acolhida e recepção, escuta e encaminhamento, oficinas e geração de renda, grupos diversos como o de mulheres, de crianças e de pré-adolescentes, bingo dos idosos, entre outros.
Localizado à Rua Joana do Nascimento, nº. 50, o CRAS da Lagoa funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.