Produtores iratienses visitam o Projeto Centro-Sul de feijão e milho

Publicado em: 14/03/2019 14:25

Produtores iratienses visitaram na última quarta-feira (13) a Estação Experimental da Fundação ABC, em Castro, participando da Semana de Campo do Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho. A visita técnica foi oferecida gratuitamente aos participantes.

Um ônibus saiu de Irati, às 6h30, levando, além dos agricultores, integrantes da Secretaria de Agricultura de Irati que, em parceria com a Emater, organizou esta visita técnica de fechamento dos dias de campo sobre os dois produtos. Esta foi a 29ª edição do evento do Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho, que reuniu perto de mil e novecentos agricultores familiares, estudantes e técnicos durante sua duração. Ao todo, 46 pessoas da região de Irati foram levadas até a semana de campo.

A comitiva permaneceu o dia todo na Fundação ABC, que também ofereceu o almoço aos participantes. O ônibus de transporte foi custeado pela multinacional Syngenta, especializada em sementes e produtos químicos voltados para o agronegócio e desenvolvimento de tecnologias para o mercado agrícola.

No evento, os produtores acompanharam noções de híbridos e controle de pragas e plantas invasoras na cultura do milho, agricultura sustentável (plantio direto e plantas de cobertura), seleção de cultivares e controle de plantas invasoras, pragas e doenças do feijoeiro e orientações sobre o uso do equipamento de proteção.

O evento foi organizado através de uma parceria entre a Fundação ABC, Emater, Embrapa, Iapar, IAC, Governo do Paraná e prefeituras municipais.

Produção

A ida desta comitiva à Semana de Campo do Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho é bastante importante para os produtores locais, já o município de Irati tem boa expressão no plantio destas culturas.

Segundo o Núcleo Regional da SEAB, só município de Irati, as áreas plantadas nesta safra 2018/2019, e que está sendo colhida agora, são de 8.910 hectares de milho e 15.300 hectares de feijão.

Segundo o secretário de Agricultura de Irati, Raimundo Gnatkowski, o Mundio, “observamos aqui a importância desse trabalho desenvolvido já há tantos anos. Toda a pesquisa que eles realizaram está presente na agricultura de Irati, onde temos uma produção de cinco toneladas por hectare, próximo a 200 sacas por alqueire”.

“E o milho, da mesma forma, viu sua produção aumentar devido à tecnologia e pesquisa investidas na semente e boas práticas na cultura”.

Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho

O Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho tem por objetivo a profissionalização de agricultores familiares nas culturas de feijão e milho. É uma iniciativa do IAPAR, Emater/PR, Syngenta, Embrapa Arroz e Feijão, Fundação ABC e prefeituras municipais da região.

Na safra 2017/2018 o projeto atuou em 46 municípios. Nas áreas trabalhadas, a produtividade média foi 1,65 vez superior à média do Estado, e 2,45 vezes superior à média nacional para a cultura do feijão.

A Região Sul concentra a maior parcela da produção de feijão, que soma quase um milhão de toneladas e representa em torno de 30% do total produzido no País. O Paraná destaca-se no cenário da produção brasileira, participando com 710 mil toneladas ou 21 % do total de cerca de 3,3 milhões de toneladas produzidas em 2016/2017.  A posição é reforçada principalmente pela produção de feijão preto, no qual o Paraná é o maior produtor.

Já o milho é uma das culturas mais antigas e o cereal mais produzido no mundo. A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, desde a alimentação animal e humano, até a indústria de alta tecnologia. O Brasil ocupa a 3ª posição na produção mundial e o Paraná a 2ª na produção brasileira, participando com aproximadamente 20% da produção nacional.

Fundação ABC

A Fundação ABC é uma instituição de caráter particular, sem fins lucrativos, que realiza pesquisa aplicada para desenvolver e adaptar novas tecnologias, com o objetivo de promover soluções tecnológicas para o agronegócio aos mais de 4,8 mil produtores rurais filiados das Cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, além dos agricultores contribuintes, como os da Coopagricola (Ponta Grossa-PR) e do grupo e BWJ (Formosa-GO).

A atuação da fundação abrange uma área de 451,5 mil hectares, além de uma bacia leiteira de mais de 1,5 milhão de litros diários.

A instituição também realiza projetos de pesquisa com empresas privadas, através de contratos de cooperação técnica e mantém vínculos com empresas de pesquisa pública como IAPAR, EMBRAPA e importantes universidades do Brasil.

A sede está localizada na rodovia PR 151, km 288, no município de Castro-PR. É onde ficam os laboratórios. Além disso, possui quatro Campos Demonstrativos e Experimentais, que totalizam uma área aproximada em 205 hectares.