Prefeitura apresenta projeto de nova Feira do Produtor

Publicado em: 29/03/2019 17:22

Prefeitura apresenta projeto de nova Feira do Produtor

Registro da reunião

No último dia 28 as Secretarias de Agricultura e Planejamento de Irati apresentaram a um público composto basicamente por hortifrutigranjeiros, o projeto de uma nova Feira Municipal do Produtor, ou, como é conhecida, Feira do Produtor Iratiense.

A nova edificação, a ser custeada com recursos do Governo do Estado, deverá ser construída no mesmo local da existente, que funciona na Rua 15 de Julho, nas mesmas instalações desde que foi inaugurada, em 1999.

O barracão proposto terá área total de 869,40 m² e será erguido no espaço livre do mesmo terreno ao lado da Feira atual. No interior, haverá 18 estandes laterais de 12 metros quadrados cada, uma considerável ampliação de espaço, se comparado com o que há atualmente. Também haverá estudos para tentar organizar os expositores por setores. No pavilhão também serão reservados espaços centrais disponíveis para futuros pontos de vendas. Todos contarão com pontos de água, luz e esgoto.

A nova Feira do Produtor de Irati também terá praça de alimentação, com duas cozinhas, e quatro pontos de acesso. Toda a lateral direita terá uma varanda coberta para carga e descarga em dias de chuva.

O projeto está sendo concebido de forma a se pensar em possibilidades futuras de ampliação, já que o terreno amplo permite. O custo estimado gira em aproximadamente R$ 800 mil.

Há expectativa de conclusão da nova Feira, com toda estrutura funcionando, em dezembro, comemorando exatos 20 anos de funcionamento ininterrupto.

Visita ao Ceasa e Mercado Municipal de Curitiba

Após a apresentação do projeto da nova Feira do Produtor Iratiense, o secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski (Mundio) abriu espaço para os presentes opinarem e apresentarem sugestões, que satisfaçam feirantes e usuários. E também confirmou a ida do grupo de olericultores a Curitiba, na próxima terça-feira (02), para visitas a dois locais que se relacionam com suas atividades.

Um ônibus com 44 lugares sairá às 3h em frente à Feira do Produtor de Irati com destino à capital. Das 6h às 9h, os produtores iratienses irão visitar a Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), unidade atacadista que começou a operar em julho de 1976, e foi inaugurada em agosto daquele ano, no bairro do Tatuquara. Nesta central, os visitantes irão conhecer o funcionamento da estrutura, que se constitui em polo de concentração da comercialização de hortaliças, frutas, ovos e outros produtos para o mercado paranaense e de outros estados.

Em seguida, das 10h às 13h, a comitiva segue para o Mercado Municipal de Curitiba, onde será recebida pelo prefeito Rafael Greca, frequentador costumeiro do local. A visita será para que todos observem as instalações e isso possa gerar ideias que sejam aplicáveis à nova Feira do Produtor de Irati.

Fundado em de 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é o principal e mais tradicional endereço para compras da Capital.

O local reúne bancas de hortigranjeiros, iguarias, importados, bebidas, queijos e vinhos de diversas procedências, ervas medicinais, temperos e especiarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais. Além disso, o espaço promove com regularidade, eventos que atraem expressivo público.

Após às 13h, o ônibus retorna a Irati, transportando os produtores, e a equipe técnica da Secretaria de Agricultura permanece em Curitiba para reunião com o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.