Somente no feriado prolongado do último final de semana, 33 placas de sinalização de trânsito foram depredadas em Irati. A ação dos vândalos ocorreu em diferentes pontos da cidade, como constatou a Iratran em suas rondas.
Hastes e placas quebradas, entortadas e arrancadas, expõem a total irresponsabilidade de pessoas que além de não contribuírem com a manutenção do bem público, ainda o destroem. Em março último, o alvo da depredação foi a sinalização rural, mas na cidade é bastante frequente o vandalismo ao mobiliário urbano e placas.
Por se tratar de material galvanizado, específico para exteriores, esta sinalização acaba tendo um custo significativo para o Município. Segundo o diretor da Iratran, Lee Jhefferson Souza, só este recente registro de destruição significa um custo que ultrapassa R$ 12 mil, sem contar com valor da mão de obra.
Além disso, enquanto não é providenciada nova sinalização, os locais por onde passaram os marginais ficam desprovidos das informações e orientações de trânsito, o que também acaba afetando diretamente a segurança.
Depredação de patrimônio público é crime previsto no artigo 163 do Código Penal, sob pena que pode ir de seis meses a três anos de detenção ou o pagamento de uma multa. No caso de identificação do vândalo, é instaurado procedimento interno, sendo o mesmo condenado a reparar o dano.
Pede-se que a população auxilie a Prefeitura, denunciando casos de depredação do patrimônio público, através dos telefones 153 e 3907 3338.